quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson: 1958-2009

É lastimável que, às vésperas de uma nova e aguardada turnê, Michael Jackson tenha falecido. Eu não pretendia fazer esse post hoje, mas tive que fazer uma pequena homenagem ao Rei do Pop. É incrível a contradição ao redor de sua vida. Se por um lado ele provavelmente tenha sido o mais completo músico de todos os tempos (os Beatles eram melhores compositores sim, Elvis Presley era tão bom performer quanto, e alguns poucos poderiam ser melhores dançarinos, mas Michael era excelente nos três pontos), por outro a sua fama, a ausência de infância e adolescência, o fato de seu pai tê-lo usado como uma forma de ganhar dinheiro tornaram-no uma das figuras mais bizarras e trágicas do showbiz, mudando a cor da pele, realizando inúmeras cirurgias plásticas, sendo acusado de pedofilia (se verdade, talvez graças ao fato de nunca ter tido oportunidade de crescer como uma pessoa normal).
A verdade é que nunca fui um grande fã, talvez por não ter passado por seu auge, nos anos 80, quando eu ainda não ouvia música por vontade própria. Mas tive a oportunidade de conhecer seus principais sucessos e ele definitivamente foi uma estrela. Somando sua carreira solo com a época em que cantava com sua família, Michael fica apenas atrás dos Beatles e de Elvis Presley em vendas de álbuns mundialmente, de acordo com o que pude apurar, chegando a cerca de 750 milhões. Também é dono do recorde de álbum mais vendido da história, com Thriller ultrapassando as 100 milhões de cópias. É realmente uma pena que sua carreira não tenha continuado brilhante como prometia.
É interessante que os dois maiores ícones musicais dos anos 80, Michael e Madonna, completem um ao outro. Enquanto ele era bom compositor, cantor e dançarino, mas não sabia conduzir sua carreira, Madonna não é boa compositora, nem cantora nem dançarina, mas é um dos maiores gênios da indústria do entretenimento, conduzindo sua fama da maneira que sempre quis e, após tantos anos, tornando-se um pouco talentosa em todas essas áreas. Bem, sem mais para dizer, deixo-os com alguns clipes e apresentações do Rei do Pop (os clipes podem sair do ar, porque a gravadora bloqueia =/).



(The Jackson 5 ao vivo: Rockin' Robin)



(The Jackson 5 ao vivo: I Want You Back)



(Don't Stop Til' You Get Enough - clipe)



(Billie Jean ao vivo - o primeiro Moonwalk - 1983 - decididamente um gênio da dança)



(Beat It ao vivo no Japão em 1987)



(Thriller, o famosíssimo clipe, versão original de John Landis)



(Black or White, outro famoso clipe, do qual lembro da estréia na TV aberta quando eu era criança)



Para encerrar o post, desejo que Michael possa finalmente descansar em paz após uma vida que parece ter sido muito turbulenta para uma única pessoa. Abaixo uma excelente apresentação da cantora britânica KT Tunstall do clássico dos Jackson 5, I Want You Back.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vôlei e Meditação

Neste dia 20 fui assistir à seleção brasileira de Vôlei no Ginásio Nilson Nelson, aqui em Brasília. A equipe confrontou a Finlândia pela Liga Mundial. Foi muito bom poder assistir ao único esporte que realmente me atrai, e ver de perto alguns ídolos mundiais, como Giba, Serginho e Bernardinho. A estrutura do ginásio estava ótima: não enfrentei fila, os lugares eram numerados, o animador pré-jogo era divertido, etc. Infelizmente não ganhei uma blusa do Banco do Brasil (as amarelinhas que aparecem na TV), pois escolheram algumas arquibancadas e a que eu estava não ficou entre elas. Ainda atiraram outras para a platéia, mas novamente não dei a sorte.
O jogo em si foi divertido, o gênio Bernardinho já está montando uma equipe jovem de altíssimo nível (os titulares foram Visotto, Lucão, Sidão, Thiago, Murilo, Serginho e Bruninho, dos quais apenas Serginho está perto da aposentadoria) e a partida foi praticamente um passeio em cima dos visitantes. O único inconveniente foi estar sentado próximo à concentração dos reservas brasileiros em 2 dos 3 sets, ou seja, perto de onde Giba estava. É impressionante a quantidade de "Gibazetes" enlouquecidas pelo ídolo e que gritavam seu nome todo o tempo, como se ele fosse uma espécie de astro do rock internacional. Passei grande parte do jogo pedindo que saíssem da minha frente pois eu queria assistir à partida. Mas bem que eu mesmo gostaria de ter tirado uma foto com Giba e conseguido um autógrafo, como alguns poucos sortudos no ginásio ao final da partida. A verdade é que ele é um dos maiores ídolos do esporte nacional, provavelmente o único que nunca decepcionou a torcida e deve ser unânime entre os fãs.




Na tarde do sábado fui à sede brasiliense de uma organização mundial chamada Brahma Kumaris, ativa em mais de 100 países e sediada na Índia, que tem como objetivo ajudar as pessoas a adquirir maior compreensão de sua espiritualidade, conhecer a paz, etc. Seus métodos consistem na realização de cursos gratuitos (ministrados por voluntários), como de meditação, auto-estima, pensamento positivo, etc.
Fui participar de um curso introdutório à meditação Raja Yoga, realizado em 3 sábados, dos quais este foi o primeiro. Sempre tive vontade de meditar, mas sempre soube que para tanto era necessário livrar a minha mente de pensamentos, e isso é algo verdadeiramente difícil de se fazer, portanto eu desejava orientação profissional. Para meditar adequadamente de acordo com os princípios da Raja Yoga, é necessário aprender alguns conceitos teóricos, de forma a saber como realizar a meditação.
O primeiro e mais fundamental conceito a ser aprendido é que nós não somos o nosso corpo, mas sim uma alma. O corpo é um mero veículo do qual nos utilizamos aqui na Terra. O professor era espirituoso, e nos fez perguntas como:
- "Quanto você pesa?". "60kg", você pode responder. Mas este é o peso do seu corpo, não o seu. Almas não pesam.
- "Qual o seu nome?", que pode ser respondida como "Mariana", mas este é apenas o rótulo do seu corpo, usado para que possamos nos identificar neste plano, não o seu.
- Depois nos acusou de não ter alma, afinal nós somos uma.
- Nos explicou ainda que nossas almas são originalmente puras, como água. A água é inodora, insípida e incolor. Mas quando misturada com barro em uma poça de lama, não deixa de haver água ali dentro, ela só está com algumas inpurezas, que podem ser retiradas, através de decantação, tratamento, etc. Da mesma forma, nossa alma é pacífica, amorosa e pura, mas contém impurezas que devemos batalhar para limpar. A meditação é justamente um caminho para a limpeza da alma.
Em suma, com didática e cautela, o professor foi introduzindo conceitos hinduístas na nossa mente, e logo todos nos despedimos das 3 horas e meia de aula com um vigoroso "Om Shanti".

Abaixo o símbolo da Brahma Kumaris e uma imagem com textos em inglês que achei muito interessante, reunindo várias orientações religiosas.







(Desculpem a ausência de 22 dias. Estou muito ocupado com a preparação de uma surpresa a ser divulgada aqui na data provável de 4 de julho!)