domingo, 26 de fevereiro de 2012

Oscar 2012

E chegamos a mais uma edição do Oscar, a 84ª. O tradicional bolão só cresce e agora dá prêmio ao vencedor. Participe aqui e confira o resultado no meu twitter @tocadolobo logo após a cerimônia. Infelizmente, na qualidade de organizador, não poderei participar e, assim, deixo aqui registrados os meus palpites e comentários. Esse ano assisti 41 longas e 3 curtas, faltando apenas W.E. do circuito tradicional, In Darkness, Monsieur Lazhar e Footnote estrangeiros, Undefeated documentário, todos os curtas em live-action e documentários e 2 curtas de animação. Abaixo as categorias, ordenadas do filme que eu mais gostaria que ganhasse para o que menos apreciaria, destacando em negrito os que eu acho que vencerão:


Documentário de Curta Metragem
* The Tsunami and the Cherry Blossom
* Saving Face
* Incident in New Baghdad
* The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement
* God is the Bigger Elvis

Não consegui assistir a nenhum dos indicados, mas a partir de trailers e comentários na Internet, montei minhas preferências. The Tsunami and the Cherry Blossom parece ser belíssimo, tanto plasticamente quando em história, ao falar sobre o tsunami que devastou o Japão recentemente e o desabrochar das flores de cerejeira (amadas em todo o país) um mês após o incidente. Saving Face é tão pesado que eu sofreria muito para assistir, pois aborda as mulheres paquistanesas que sofreram ataques com ácido e hoje têm o rosto desfigurado. Incident in New Baghdad aborda a morte de dois jornalistas americanos na guerra no Iraque, também parece bem cru. The Barber of Birmingham é sobre a eleição de um negro para a Casa Branca do ponto de vista de um barbeiro e God is the Bigger Elvis conta a história de uma atriz que contracenou com o Rei e largou a carreira para ser freira. Estes dois últimos são azarões, na minha opinião. New Baghdad tem poucas chances, mas eu não me surpreenderia se vencesse. Agora o páreo está duro entre Tsunami e Saving Face e qualquer um pode se sagrar vencedor neste domingo. Mas apostarei minhas fichas em Saving Face.


Documentário
* Paradise Lost 3: Purgatory
* If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
* Hell and Back Again
* Pina
* Undefeated

Dos cinco, deixei de assistir apenas a Undefeated. Pina é o que menos me agrada, porque realmente não é interessante para mim a dança moderna. Hell and Back Again e If A Tree Falls são bem dirigidos e importantes, mas não há como realizar uma comparação com Paradise Lost 3, que deve e merece vencer.


Curta Metragem
* Tuba Atlantic
* Time Freak
* The Shore
* Raju
* Pentecost

Não assisti a nenhum dos cinco indicados, mas pelos trailers, sinopses e comentários que li Internet afora, Tuba Atlantic tanto parece ser o favorito como o mais interessante. A fotografia, as atuações e a história são promissoras e, assim, é o meu favorito. Time Freak é sobre viagem no tempo, também parece bacana. The Shore tem o Ciarán Hinds, um ator legal, e o visual promete. Já Raju e Pentecost não chamaram muito a minha atenção. Enfim, se não der Tuba Atlantic, Time Freak é o possível vencedor.


Curta Animado
* The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
* Dimanche/Sunday
* Wild Life
* La Luna
* A Morning Stroll

Não assisti nem A Morning Stroll nem La Luna, mas desconfio que a vitória vá para este último, afinal é da Pixar e tem sido fartamente elogiado. Mas dos três primeiros, Wild Life foi o que menos me agradou, enquanto Flying Books e Dimanche são ambos criativos e divertidos, embora eu prefira o primeiro pela história bonitinha. De toda forma, essas quatro primeiras categorias e a de filme estrangeiro são sempre muito obscuras e imprevisíveis.


Filme de Animação
* Rango
* Chico & Rita
* Um Gato em Paris
* Kung Fu Panda 2
* Gato de Botas

Não há o que comentar, essa é uma das categorias mais certas da noite.


Montagem de Som
* A Invenção de Hugo Cabret - Philip Stockton e Eugene Gearty
* Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres - Ren Klyce
* Cavalo de Guerra - Richard Hymns e Gary Rydstrom
* Drive - Lon Bender e Victor Ray Ennis
* Transformers: O Lado Oculto da Lua - Ethan Van der Ryn e Erik Aadahl

O trabalho técnico por trás de Hugo é fenomenal, e como ele será esnobado nas categorias mais importantes, vencerá uns três prêmios técnicos de consolação, a começar pelas duas categorias de som. De toda forma, Millennium e Drive são importantes concorrentes aqui.


Mixagem de Som
* A Invenção de Hugo Cabret - Tom Fleischman e John Midgley
* Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres - David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce e Bo Persson
* Cavalo de Guerra - Gary Rydstrom, Andy Nelson, Tom Johnson e Stuart Wilson
* O Homem que Mudou o Jogo - Deb Adair, Ron Bochar, Dave Giammarco e Ed Novick
* Transformers: O Lado Oculto da Lua - Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Peter J. Devlin

Hugo conforme acima, mas não duvido de Millennium ou O Homem que Mudou o Jogo.


Efeitos Visuais
* Planeta dos Macacos: A Origem - Joe Letteri, Dan Lemmon, R. Christopher White e Daniel Barrett
* Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 - Tim Burke, David Vickery, Greg Butler e John Richardson
* Gigantes de Aço - Erik Nash, John Rosengrant, Dan Taylor e Swen Gillberg
* A Invenção de Hugo Cabret - Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman e Alex Henning
* Transformers: O Lado Oculto da Lua - Dan Glass, Brad Friedman, Douglas Trumbull e Michael Fink

Esta é uma categoria difícil esse ano. Hugo pode levar para aumentar seu número de Oscars e Harry Potter pelo fato da franquia nunca ter ganho uma estatueta sequer. Ainda assim, vou com o favorito Planeta dos Macacos que, convenhamos, é mesmo o mais inovador em efeitos visuais deste ano.


Maquiagem
* Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 - Nick Dudman, Amanda Knight e Lisa Tomblin
* A Dama de Ferro - Mark Coulier e J. Roy Helland
* Albert Nobbs - Martial Corneville, Lynn Johnston e Matthew W. Mungle

Eu gostaria que Harry ganhasse sua estatueta aqui. Se as sobrancelhas da Frida Kahlo podem render uma estatueta de maquiagem, por que não o nariz do Voldemort? XD Mas a técnica de envelhecimento usada na Meryl Streep é uma vitória quase certa.


Figurino
* W.E. - Arianne Phillips
* Jane Eyre - Michael O'Connor
* O Artista - Mark Bridges
* A Invenção de Hugo Cabret - Sandy Powell
* Anônimo - Lisy Christl

Categoria dificílima, uma das mais complicadas da noite. Normalmente, se há um filme com longos vestidos de época, ele sai na frente. Aqui temos Anônimo e Jane Eyre nessa categoria. Mas em W.E. a personagem Wallis era um ícone fashion e Madonna contratou uma grande estilista para garantir que fosse assim no filme. Por sinal, apesar de eu não ter conferido o filme, vi os vestidos e ficaram realmente incríveis. O Artista e Hugo têm ambos bons figurinos e podem acabar levando por serem os mais assistidos e queridos dos cinco. Mas manterei minha arriscada aposta em Jane Eyre.


Direção de Arte
* A Invenção de Hugo Cabret - Dante Ferretti (Design de Produção) e Francesca Lo Schiavo (Decoração de Set)
* Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 - Stuart Craig (Design de Produção) e Stephenie McMillan (Decoração de Set)
* O Artista - Laurence Bennett (Design de Produção) e Robert Gould (Decoração de Set)
* Cavalo de Guerra - Rick Carter (Design de Produção) e Lee Sandales (Decoração de Set)
* Meia Noite em Paris - Anne Seibel (Design de Produção) e Hélène Dubreuil (Decoração de Set)

Fico muito dividido entre Harry Potter e Hugo aqui. O Stuart Craig é um monstro da Direção de Arte e merecia o devido reconhecimento, mas realmente o trabalho de arte em Hugo é fenomenal e se ele tiver que vencer apenas uma categoria, que seja essa.


Canção
* "Man or Muppet" de Os Muppets - Letra e música de Bret McKenzie
* "Real in Rio" de Rio - Letra de Siedah Garret, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown

Man or Muppet está longe de ser a melhor música de Os Muppets, mas na falta de algo melhor ela vai levar o prêmio. Tudo menos ter que chamar o Carlinhos Brown de Academy Winner. =PPP É uma lástima que uma categoria tão agradável esteja nesse estado, com apenas duas músicas indicadas.


Trilha Sonora
* O Espião que Sabia Demais - Alberto Iglesias
* O Artista - Ludovic Bource
* As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne - John Williams
* A Invenção de Hugo Cabret - Howard Shore
* Cavalo de Guerra - John Williams

Apesar de ser a melhor trilha do ano, o trabalho de Iglesias é o azarão da noite. Tintim também tem poucas chances, mas Williams é muito querido e acaba de completar 80 anos, então não duvido da possibilidade dele ganhar de aniversário um careca dourado por Cavalo de Guerra, que tem uma trilha muito bonita, mas mal-encaixada no longa. Dito isso, Howard Shore tem mais chances por Hugo, embora o prêmio seja muito provavelmente dO Artista.


Filme Estrangeiro
* A Separação (Irã) - Asghar Farhadi
* Bullhead (Bélgica) - Michael R. Roskam
* In Darkness (Polônia) - Agnieszka Holland
* Monsieur Lazhar (Canadá) - Philippe Falardeau
* Footnote (Israel) - Joseph Cedar

Infelizmente só assisti aos dois primeiros, que são ambos ótimos. A Separação deve mesmo se sagrar o vencedor, mas não descartem uma vitória da Holland, afinal ela é querida da Academia e seu filme é sobre o Holocausto, o tema mais agraciado na história do Oscar. =P Os outros três são certamente azarões.


Fotografia
* A Árvore da Vida - Emmanuel Lubezki
* Cavalo de Guerra - Janusz Kaminski
* O Artista - Guillaume Schiffman
* A Invenção de Hugo Cabret - Robert Richardson
* Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres - Jeff Cronenweth

Gosto dos cinco indicados, mas Lubezki vai levar essa. TEM que levar! A fotografia de A Árvore da Vida é uma das coisas mais lindas de 2011 no cinema. E a Academia está em débito com ele. =P


Montagem
* Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres - Kirk Baxter and Angus Wall
* Os Descendentes - Kevin Tent
* A Invenção de Hugo Cabret - Thelma Schoonmaker
* O Artista - Anne-Sophie Bion e Michel Hazanavicius
* O Homem que Mudou o Jogo - Christopher Tellefsen

Outra categoria difícil... Eu não acho a montagem de O Artista particularmente complexa para merecer a vitória, mas ainda assim estou apostando nela. Os filmes de Fincher têm tradicionalmente excelentes trabalhos de montagem e não é diferente com Millennium, que, na minha opinião, é o único realmente merecedor do prêmio aqui. Mas não descarto uma vitória da Thelma, que acompanha o Scorcese há anos.


Roteiro Adaptado
* O Espião que Sabia Demais - Bridget O'Connor & Peter Straughan
* Os Descendentes - Alexander Payne and Nat Faxon & Jim Rash
* A Invenção de Hugo Cabret - John Logan
* Tudo Pelo Poder - George Clooney & Grant Heslov e Beau Willimon
* O Homem que Mudou o Jogo - Steven Zaillian e Aaron Sorkin, história de Stan Chervin

Há poucas chances de Os Descendentes não levar esse que deverá ser seu único Oscar. O Espião que Sabia Demais é azarão novamente e os outros três têm possibilidades moderadas.


Roteiro Original
* Meia-Noite em Paris - Woody Allen
* O Artista - Michel Hazanavicius
* A Separação - Asghar Farhadi
* Margin Call: O Dia Antes do Fim - J.C. Chandor
* Missão Madrinha de Casamento - Annie Mumolo & Kristen Wiig

Desde que não dê Missão Madrinha de Casamento, eu estou feliz. Mas se alguém tirar esse prêmio de Woody Allen, será O Artista.


Atriz Coadjuvante
* Janet McTeer por Albert Nobbs
* Berenice Bejo por O Artista
* Jessica Chastain por Histórias Cruzadas
* Octavia Spencer por Histórias Cruzadas
* Melissa McCarthy por Missão Madrinha de Casamento

Infelizmente, uma das categorias certas da noite. E uma das mais fracas dos últimos anos. Diferente da masculina, ninguém aqui faz grandes trabalhos. McTeer e Bejo são as melhores e mereciam a indicação, mas Spencer já ganhou.


Ator Coadjuvante
* Christopher Plummer por Beginners
* Kenneth Branagh por Sete Dias com Marilyn
* Max Von Sydow por Tão Forte e Tão Perto
* Nick Nolte por Guerreiro
* Jonah Hill por O Homem que Mudou o Jogo

Outra categoria definida antes da premiação começar. E merecida. Plummer é um grande ator e em Beginners está icônico. Ainda assim, Branagh e Sydow mereciam vencer também.


Atriz
* Michelle Williams por Sete Dias com Marilyn
* Rooney Mara por Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres
* Meryl Streep por A Dama de Ferro
* Glenn Close por Albert Nobbs
* Viola Davis por Histórias Cruzadas

Curiosamente, a categoria de Atriz tem sido difícil sempre que a Meryl Streep está presente. =P Sempre há uma grande adversária para ela. Ano passado, que a Portman era barbada, não tinha Meryl. =P Enfim, eu amaria se desse minha queridinha Michelle Williams ou a excelente revelação Rooney Mara, mas só temos duas opções claras aqui: Streep e Davis. Pelos debates Internet afora, eu diria que há 50% de chances pra cada. Há uma possibilidade fortíssima da Academia não resistir a dar o prêmio para a Meryl quase 30 anos depois de sua última vitória ao longo de incríveis 17 indicações. Mas a Viola Davis é a única atuação boa em Histórias Cruzadas e ela é realmente uma boa atriz, melhor até que a Halle Berry, a única negra a vencer a categoria. E fez um grande discurso no SAG. Enfim, complicado. Quase escolhi no Cara ou Coroa. =P Nas últimas duas indicações da Meryl, apostei nela e perdi. Hoje apostarei contra. Espero perder novamente, porque se alguém merece Oscars, esse alguém é a Meryl Streep.


Ator
* Gary Oldman por O Espião que Sabia Demais
* Jean Dujardin por O Artista
* George Clooney por Os Descendentes
* Brad Pitt por O Homem que Mudou o Jogo
* Demián Bichir por A Better Life

Como eu gostaria de ver o grande Gary Oldman agraciado... Mas Dujardin faz um excelente trabalho em O Artista e merece o prêmio. Ah, eu não descartaria uma vitória de Clooney, que é uma das pessoas mais queridas de Hollywood atualmente.


Diretor
* Terence Mallick por A Árvore da Vida
* Martin Scorsese por A Invenção de Hugo Cabret
* Michel Hazanavicius por O Artista
* Alexander Payne por Os Descendentes
* Woody Allen por Meia-Noite em Paris

Será uma grande surpresa se Hazanavicius não vencer. Caso aconteça, o nome a roubar sua estatueta será o de Scorcese.


Filme
* A Árvore da Vida
* A Invenção de Hugo Cabret
* O Artista
* Os Descendentes
* Tão Forte e Tão Perto
* Meia-Noite em Paris
* O Homem que Mudou o Jogo
* Cavalo de Guerra
* Histórias Cruzadas

Um ano esquisito para o Oscar... A Árvore da Vida, o melhor dos indicados, é muito pouco convencional e eu fiquei genuinamente surpreso até com sua presença nessa lista. E entre os oito restantes, não há nenhum filme realmente grande, um filme pelo qual torcer na premiação. O Artista vai levar esse prêmio com facilidade, tenham certeza. Hugo e Os Descendentes são os únicos concorrentes reais, mas contam com chances bem pequenas.


É isso. Estou feliz por todos os filmes que vi e bom Oscar para todos. Comentei sobre os indicados conferidos esse ano no meu Tumblr e twittarei durante a cerimônia, caso alguém queira acompanhar.


Uggie, a grande estrela de 2011

Nenhum comentário: