domingo, 26 de fevereiro de 2017

Oscar 2017

Dos 47 longa-metragens indicados ao Oscar em 2017, vi apenas 11, e nenhum dos 15 curtas. Mas acompanho de perto a movimentação da indústria e arriscarei meus palpites sobre as categorias.
Vejam meus reviews em https://letterboxd.com/tocadolobo/films/diary/

Ah, como de hábito, o Bolão está aberto para quem quiser participar:
https://goo.gl/forms/wibl00MxeU54WJzp2

Documentário em Curta Metragem
As categorias de curtas sempre definem os bolões. Por mais que estudemos e achemos que por motivo X ou Y, um curta tem mais chance, ocasionalmente vence outro. Este ano, três falam da Síria ou afins e um do holocausto (um tema que normalmente vence na Academia). Aparentemente Watani: My Womeland seria o mais detalhado sobre uma família de refugiados, acompanhando o dia-a-dia deles. Ainda assim, arriscarei em The White Helmets que, além de ser da Netflix, está virando longa-metragem com o George Clooney.

Filme em Curta Metragem
Ennemis Interieurs tem sido o mais falado.

Animação em Curta Metragem
Piper é da Pixar, mas essa é uma categoria que arrisca muito. Então irei de Pearl, o primeiro filme de realidade virtual indicado a um Oscar.

Documentário
O.J. já levou.

Animação
Pode dar Kubo, sabe. Não me espantarei se der. Mas acho que Zootopia levará de qualquer forma.

Edição de Som
Uma das categorias a desempatar bolões este ano. A cegueira por La La Land dará ao musical o prêmio? O filme de Guerra, Até o Último Homem, a escolha mais óbvia? Ou Arrival, talvez o trabalho mais complexo? Pode dar qualquer um dos três, mas vou de La La Land mesmo.

Mixagem de Som
Essa sim, será de La La Land.

Efeitos Visuais
Jungle Book, com muita probabilidade.

Canção Original
Pode haver alguma surpresa, divisão de votos? Sim, mas acho muito difícil não dar City of Stars.

Maquiagem e Penteado
Star Trek.

Figurino
Categoria difícil. Acho que serei ousado. A maioria está indo de Jackie, e é bem provável. Mas apostarei no hype de La La Land.

Design de Produção
La La Land.

Trilha Sonora
La La Land.

Filme em Língua Estrangeira
The Salesman. Mas pode ser Toni Erdmann ainda, que era o favorito antes de Trump detonar tudo.

Fotografia
La La Land.

Montagem
La La Land.

Roteiro Adaptado
Moonlight, com muita probabilidade.

Roteiro Original
Pode até dar La La Land. Ou ainda O Lagosta, pois essa categoria às vezes premia um azarão. Mas acho que será Manchester by the Sea mesmo.

Atriz Coadjuvante
Viola Davis, sem sombra de dúvidas. Barbada da noite.

Ator Coadjuvante
Provavelmente Mahershala Ali. Mas não descartem Jeff Bridges. Nem mesmo Dev Patel.

Atriz
Não me surpreenderei nem ficarei triste se Isabelle Huppert levar este prêmio. Mas aposto na Emma Stone mesmo.

Ator
A hora da verdade. Washington ou Affleck? Possivelmente a Academia não dê muita importância às acusações de estupro contra Casey. Mas ao mesmo tempo ter no ano seguinte ao #oscarsowhite o primeiro ator negro a ganhar três prêmios pode ser tentador. Não sei mesmo. Vou de Denzel Washington.

Diretor
Damien Chazelle, o mais jovem vencedor.

Filme
La La Land, provavelmente. Moonlight seria uma grande zebra, mas pode acontecer. E qualquer outro acho implausível.

É isso. Prevejo uma lavada para La La Land logo mais.

4 comentários:

Gilvan disse...

E essa premiação, hein? Até que teve algumas surpresas inesperadas, né?
Bem, vou comentar um pouco das minhas impressões sobre a 89ª cerimônia de entrega dos Oscars, tá?
Primeiramente, vou falar do umas coisinhas que não gostei/me incomodou:
- Oscar para Suicide Squad?! Me poupe! Que doideira.
- Oscar para Casey Affleck? Discordo totalmente. O Denzel também, aparentemente.
- Também não engoli premiarem Manchester by the Sea na categoria de roteiro original.
- Não sei se achei legal aquela invenção de colocar aqueles turistas no meio da premiação. Eu não sei como me sentiria no lugar deles.
- Negócio que me deixa estressado é o tanto de intervalo que tem aquele negócio. Já devia estar acostumado, mas não tem jeito. Ainda bem que são curtos.
- Sei que o cara tinha de estar ali, mas não consegui evitar de me aborrecer com a presença do Mark Rylance. E o pior é que a culpa nem é dele.
- O prêmio de canção foi para La La Land, mas eu preferia muito mais a outra música deste mesmo filme. Aliás, para ser justo, achei todas as outras músicas melhores que City of Stars (que também não chega a ser ruim).
- Sei que o favorito para efeitos visuais era Mogli (que é realmente incrível), mas eu confesso que estava torcendo para Dr. Estranho.
- Puxa, tive pena de todo mundo envolvido na gafe do último prêmio. Galera de La La Land, galera de Moonlight, Warren e Faye... Caramba, foi muito constrangedor pra todo mundo.

Ok, agora abordarei outras pequenas questões:
- Achei que o In Memorian deveria ser um pouco mais longo (faltou gente ali) do que realmente foi, mas eu amei a música que aquela menina estava cantando.
- Acabou não dando pra ver o filme da Meryl Streep antes da premiação. Oscar merecido para Emma Stone? Talvez. Huppert e Portman também merecem, mas não me incomodei. Pelo menos a Ruth Negga não venceu.
- Gostei da vitória do Damien Chazelle. Ele é bom e com certeza o trabalho com La La Land deve ter sido absurdo em vários aspectos.
- Curti a vitória de Mahershala Ali (apesar de que se desse Bridges ou Shannon eu também ficaria feliz). Falar de Viola Davis é chover no molhado.:)
- O apresentador do Oscar deste ano até que não me aborreceu. Ainda prefiro o Jon Stewart, mas...
- O fato de eu ter visto boa parte dos indicados me fez apreciar bem mais a cerimônia deste ano, inclusive, acabei acertando muitos palpites (só não me pergunte quantos que eu não sei, estava arriscando mentalmente à medida que os envelopes iriam ser abertos), apesar das zebras. Fiquei surpreso de acertar todos os curtas e documentários (sem ter visto praticamente nada). =O
- Halle Berry e Janelle Monáe. OMG, que maravilhosas! Eu quero. Pronto, só queria dizer isso mesmo.

Elvis "Wolvie" disse...

Oba, comentário!!! =D

O único prêmio que realmente me chateou foi o do Casey Affleck. E olhe que artisticamente eu até acho que ele mereceu, mas acho que ele ganhar só prova que um homem branco ser estuprador e cometer assédio não atrapalha em nada a vida dele. Não é o que ocorre com um negro, veja o caso do Nate Parker e o Nascimento de uma Nação, que há um ano já era celebrado como oscarizável e sumiu depois que descobriram um processo por assédio com o diretor/ator de 1999.
Enfim, queria que o Viggo Mortensen tivesse ganho, ou o Denzel Washington.

Sobre Suicide Squad, vai ser duro aguentar ficarem falando do "vencedor do Oscar Suicide Squad". XD Mas a maquiagem me parece muito bem feita e não me choca tanto sua vitória.

Pelo visto, você não curtiu Manchester by the Sea, hein? Pois eu adorei. Entre ele, Moonlight, Arrival e La La Land, não sei bem qual gostei mais.

Curiosa a aversão que City of Stars gerou. Os que gostaram de La La Land achavam Audition melhor. Os que não gostaram reclamavam das duas. Já eu sou exceção. Adoro City of Stars, sempre que ouço fico horas cantarolando. XD

Achei o Jimmy Kimmel ok, nada de mais, mas nenhum problema grave. Acho que voltaria no próximo ano se não fosse o final. Agora, por mais que ele não tenha nada a ver, capaz de quererem mudar tudo para ninguém lembrar desse infeliz incidente.

Por sinal, fiquei muito feliz com a vitória de Moonlight. Acho muito importante a vitória de um filme sobre um negro gay. Representatividade importa demais! E é um filme lindo, claro.

Sobre tudo que conversamos acerca da previsibilidade, eu acredito que especialmente na categoria de Melhor Filme, o ballot preferencial que foi adotado quando aumentaram o número de indicados está sacudindo as previsões. Conseguimos prever quem estará o maior número de vezes em primeiro nas listas, mas não em segundo. E se La La Land foi o primeiro de 50% e o último de outros 50% e Moonlight foi o segundo de todos? Voilá, eis um Oscar surpreendente.

Gilvan disse...

Ok, vamos por partes...

Casey Affleck. Sobre a questão do homem branco estuprador e que comete assédio, já é algo provado ou coisa assim? Eu admito que não conheço muito os detalhes a respeito, apenas soube das acusações meio por alto. Sim, eu sei que é uma atitude altamente condenável (seja ele branco ou negro... e concordo que, infelizmente, sempre existe esta questão de ser 2 pesos e 2 medidas), porém, o prêmio deveria levar em consideração à performance do ator no trabalho em que foi indicado e não sua vida pessoal fora das telas. Aí já é outro departamento, assim eu penso. E eu discordo que ele tenha merecido artísticamente o Oscar tendo em vista o peso da atuação de seus concorrentes. Dito isso, afirmo que não achei a atuação do Casey ruim no filme.

Sobre não ter gostado de Manchester by the Sea. Bem, aí você se engana, meu caro. Muito pelo contrário, eu gostei muito do filme (aliás, recentemente eu havia comentado que tinha apreciado todos os indicados deste ano). O que acontece é que nos dois únicos prêmios que o longa levou tinha concorrente que merecia muito mais. Na minha opinião o Oscar de roteiro original deveria ter ido para O Lagosta (The Lobster). Como já havia mencionado antes, eu vi uma boa parte dos filmes indicados este ano, então falo com propriedade sobre o que achei de certas categorias. Inclusive, teve muitas delas em que cheguei a ter visto todos os indicados. Lembra quando falei que teria ficado feliz caso o Michael Shannon ganhasse por coadjuvante? Então sim, eu também assisti ao ótimo Animais Noturnos (que junto com Capitão Fantástico também poderia perfeitamente ter sido inserido entre os finalistas ao prêmio de filme. Minha opinião, claro).

Sobre Esquadrão Suicida... além do fato do filme ter sido a decepção que foi (lembro que era um dos que eu mais aguardava com ansiedade para 2016), não acho justo Star Trek ter perdido na categoria de maquiagem. O Killer Croc era a única coisa realmente show em SS neste aspecto.

Não sabia que existia muita aversão à música City of Stars assim como você fala. Eu até que gosto, só acho que ela apenas está longe de ser a melhor dentre as outras que disputaram o prêmio de canção.

Mudando de assunto agora...
1) Tu viu o react do Pablo Villaça ao ver a confusão relativa ao prêmio de melhor filme? Tem em vídeo lá no facebook dele. Você tinha de ter visto o choque.
2) Soube hoje de outra gafe no Oscar 2017. Colocaram a foto de alguém que não correspondia ao nome no In Memorian. Putz! =O
Se quiser eu te passo o link do vídeo que mostra isso.

Elvis "Wolvie" disse...

Vamos lá!

O Casey Affleck não foi condenado na justiça, mas essa indagação é a mais comum em acusações de assédio/estupro. "Quem garante que as acusadoras estão dizendo a verdade?" Bem, eu entendo que há muito trabalho feito para desacreditar vítimas. E se for verdade e estiverem duvidando? Acredito que afirmar que foi assediada é tão difícil para uma mulher que em poucas ocasiões ela estaria mentindo. Então, é complicado. Mas por várias matérias que li, que mencionam inclusive o comportamento dele em outras ocasiões, eu acredito que ele seja culpado, sim.
Claro que você tem razão, deve ser julgado ali o mérito artístico, não a personalidade ou as atitudes. Ainda assim, apesar de ainda não boicotar esse tipo de trabalho, não posso torcer por essas pessoas também. E dos quatro que vi, eu considero a atuação do Casey a melhor. Ele é sempre muito contido, então às vezes é mais difícil de notar seu bom trabalho. Mas considero o personagem dele em Manchester by the Sea muito complexo e bem construído. Por melhor que seja o Denzel, por quem eu torcia, era uma atuação um pouco mais comum. Perfeita, mas um drama que costumamos ver. Também gosto do trabalho do Garfield e ainda do Gosling, que é meu ator favorito dos quatro, ficando atrás apenas do Mortensen.

Vi The Lobster ontem, curiosamente! Aliás, na hora que seu comentário chegou tinha acabado há pouco. Talvez merecesse mais mesmo, no sentido de que é um roteiro super inventivo e original. Mas acho o roteiro de Manchester by the Sea excelente também. Só não posso julgar 20th Century Women, que não vi.

Eu soube da falha do In Memoriam, disseram que a empresa que vendeu as fotos entregou como sendo do nome na tela e era de outra pessoa. Putz! E eu vi o react do Pablo depois. XD Foi muito engraçado mesmo, hahaha. Ânderson reagiu parecido. Subiu no sofá e tudo! Hahahaha.

Num geral, gostei de saber que você apreciou mais assistir ao Oscar tendo assistido muitos dos filmes. Acho super válido. Dá para opinar adequadamente, e você consegue torcer melhor, etc.