quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson: 1958-2009

É lastimável que, às vésperas de uma nova e aguardada turnê, Michael Jackson tenha falecido. Eu não pretendia fazer esse post hoje, mas tive que fazer uma pequena homenagem ao Rei do Pop. É incrível a contradição ao redor de sua vida. Se por um lado ele provavelmente tenha sido o mais completo músico de todos os tempos (os Beatles eram melhores compositores sim, Elvis Presley era tão bom performer quanto, e alguns poucos poderiam ser melhores dançarinos, mas Michael era excelente nos três pontos), por outro a sua fama, a ausência de infância e adolescência, o fato de seu pai tê-lo usado como uma forma de ganhar dinheiro tornaram-no uma das figuras mais bizarras e trágicas do showbiz, mudando a cor da pele, realizando inúmeras cirurgias plásticas, sendo acusado de pedofilia (se verdade, talvez graças ao fato de nunca ter tido oportunidade de crescer como uma pessoa normal).
A verdade é que nunca fui um grande fã, talvez por não ter passado por seu auge, nos anos 80, quando eu ainda não ouvia música por vontade própria. Mas tive a oportunidade de conhecer seus principais sucessos e ele definitivamente foi uma estrela. Somando sua carreira solo com a época em que cantava com sua família, Michael fica apenas atrás dos Beatles e de Elvis Presley em vendas de álbuns mundialmente, de acordo com o que pude apurar, chegando a cerca de 750 milhões. Também é dono do recorde de álbum mais vendido da história, com Thriller ultrapassando as 100 milhões de cópias. É realmente uma pena que sua carreira não tenha continuado brilhante como prometia.
É interessante que os dois maiores ícones musicais dos anos 80, Michael e Madonna, completem um ao outro. Enquanto ele era bom compositor, cantor e dançarino, mas não sabia conduzir sua carreira, Madonna não é boa compositora, nem cantora nem dançarina, mas é um dos maiores gênios da indústria do entretenimento, conduzindo sua fama da maneira que sempre quis e, após tantos anos, tornando-se um pouco talentosa em todas essas áreas. Bem, sem mais para dizer, deixo-os com alguns clipes e apresentações do Rei do Pop (os clipes podem sair do ar, porque a gravadora bloqueia =/).



(The Jackson 5 ao vivo: Rockin' Robin)



(The Jackson 5 ao vivo: I Want You Back)



(Don't Stop Til' You Get Enough - clipe)



(Billie Jean ao vivo - o primeiro Moonwalk - 1983 - decididamente um gênio da dança)



(Beat It ao vivo no Japão em 1987)



(Thriller, o famosíssimo clipe, versão original de John Landis)



(Black or White, outro famoso clipe, do qual lembro da estréia na TV aberta quando eu era criança)



Para encerrar o post, desejo que Michael possa finalmente descansar em paz após uma vida que parece ter sido muito turbulenta para uma única pessoa. Abaixo uma excelente apresentação da cantora britânica KT Tunstall do clássico dos Jackson 5, I Want You Back.

2 comentários:

alex marques disse...

Realmente lastimável a perda deste gênio da música pop.

A maior lembrança que tenh odo michael foi da época do lançamento de seu clip(creio que a música era "Black or White") no fantástico, o clip durava cerca de 11 min e foi lançado simultâneamente em vários países, algo inédito na historia.

Pena que a vida pessoal do astro fosse tão conturbada e cheia de pontos negativos.

Enfim R.I.P. Michael, e como no conto de fadas, você será lembrado sempre como um garoto, como no seu sonho serás o "Peter Pan" na sua terra do nunca.

DanielHDR disse...

O menino de Indiana finalmente está livre para brincar lá fora!

Amigo, espero que estejas bem! Vi teu request no Twitter. Mantem contato, tchê! Abraços,

Daniel