sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte I

Há pouco mais de nove anos, eu soube que em breve estrearia nos cinemas Harry Potter e A Pedra Filosofal, adaptação cinematográfica do primeiro livro da série que havia estourado pelo mundo. Eu tinha interesse em ler os livros, mas ainda não tinha tido oportunidade. Então, com a proximidade do filme, arrumei o primeiro volume emprestado. Li, gostei bastante, depois assisti ao longa e achei ótimo. Então um ano se passou e quando me dei conta Harry Potter e A Câmara Secreta estava estreando e eu nem tinha lido o segundo livro. Conferi o filme assim mesmo e saí bobo da sala de projeção! E desesperado para ler! No mesmo dia baixei na Internet o livro e seus dois sucessores. Em meio a aulas da faculdade li A Câmara Secreta em um dia, O Prisioneiro de Azkabam em dois e O Cálice de Fogo em três. Sim, no PC. =P E nem era PDF, era no formato do Help do Windows, terrível! Mas essa minha mania de mergulhar de cabeça quando algo me atrai me impediu de esperar e a imersão no universo criado por J. K. Rowling me tornou praticamente um fã. Comprei os quatro volumes e de lá pra cá acompanhei os lançamentos dos três livros finais e de todos os longas, conferindo-os sempre na primeira sessão disponível.

Pois bem, é com esse background que afirmo ser muito triste o iminente desfecho das novidades sobre Harry Potter. Após o fim dos livros, ficou um vácuo. Mas ao menos tínhamos os filmes. Mas agora até estes se aproximam do final, agendado para 15 de julho de 2011. Com o pesar que essa despedida me acarretou, entrei nessa madrugada na sala de cinema para conferir a primeira parte dAs Relíquias da Morte. Claro, antes de mais nada, eu reli o livro essa semana, para deixar as cenas frescas na memória e identificar novidades, alterações e cortes.
Tranquilizo-os: o filme é muito competente! Poucos cortes de cenas do livro, algumas inovações, em geral benéficas, e muito empenho. O trio de protagonistas nunca esteve tão bem, e começo a crer que toda a carga exigida nesses dez anos de filmagem deve tê-los capacitado a encarar quaisquer desafios que suas futuras carreiras possam oferecer. Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson encarnam os personagens. Eu realmente não sou mais capaz de ler os livros sem que os três interpretem na minha mente as cenas. Também não preciso comentar o elenco de apoio, pois não há uma franquia cinematográfica que reúna mais talentos por metro quadrado do que Harry Potter. O grande destaque aqui talvez vá para Ralph Fiennes, que torna Voldemort mais e mais assustador a cada filme.
A parte técnica também não desaponta: trilha sonora eficaz e tensa; fotografia sombria o bastante para nos permitir ter um pouco de medo junto com os personagens; direção de arte interessantíssima, ao fugir de Hogwarts pela primeira vez durante todo um longa, buscando paisagens bucólicas do Reino Unido, com tal grau de isolamento que reforça a sensação de que os três estão realmente sós nessa jornada.


AVISO: PODE CONTER SPOILERS, NÃO LEIA ANTES DE VER O FILME

Obviamente, nem tudo são flores. Enxergo pequenos problemas, que não afetam a qualidade da obra, mas que vou destacar:
- Parece ser impossível não tornar os longas apressados. Cenas como a infiltração no Ministério da Magia ficaram tão resumidas, que quando eles saíram eu pensei "já?". E no livro temos a impressão de que eles ficam muito tempo na casa de Sirius, enquanto o filme faz parecer que foram dois ou três dias apenas;
- Pelos céus, cadê a capa da invisibilidade de Harry? Enquanto eu relia o livro, pensei "ah, eles têm evitado a capa filme após filme, mas nesse será impossível, afinal Harry a utiliza O TEMPO TODO". E não é que ainda assim a deixaram de lado? Nem acreditei;
- A resolução dada para problemas gerados por cenas cortadas em filmes anteriores ficou esquisita: Gui e Mundungo são os principais exemplos. E Fleur, que apesar de aparecer, creio que nem foi citada? Eu tive que explicar pro meu amigo não-leitor que ela e o irmão de Rony iam casar e tal, até porque a cena do casamento foi bem encolhida;
- Só eu achei o encerramento muito brusco? Tipo... ok, Dobby morreu, que triste e tal, e Voldemort pegou a varinha, e bam! Eu acredito que teria ficado bem melhor se Harry tivesse conversado com Olivaras após o funeral de Dobby, ou pelo menos com Grampo, que mal abriu a boca. Tanto as duas conversas serviriam para retirar o público da tristeza pela morte do elfo, reduzir o ritmo para o fim, como ainda gerariam uma expectativa bem maior para a Parte II. E a ceninha de Voldemort ficaria no fim mesmo.

FIM DOS SPOILERS


Bom, daqui a alguns dias, ou semanas, vou ao cinema ver mais uma vez para captar detalhes e, quem sabe, mudar de opinião sobre algum ponto. E é isso. Hora de aceitar que depois de 15 de julho a franquia Harry Potter não terá mais novidades.

3 comentários:

Bill Carson disse...

Taí um que ainda tenho que conferir.

Val disse...

Estava só esperando ver o filme antes de ler o post. =D
Concordo com tudo. E vou botar uns spoliers no meu comentário tb. =P

Partes boas: Algumas mudanças realmente foram benéficas. A cena inicial de Hermione com os pais foi muito mais intensa. No livro ela só comenta que eles foram pra Austrália e usou o obliviate.
A perseguição com os 7 Harrys ficou um pouco diferente, mas tb gostei, ficou dinâmica.
A parte fotográfica estava ótima, as cenas deles sozinhos ficaram realmente fantásticas, dá mesmo a impressão de solidão.
Sem esquecer a animação no conto dos 3 irmãos, ficou simplesmente LINDA!
E claro, a atuação dos garotos deu um disparo fenomenal! Muito bom mesmo.

Partes ruins: Realmente, fiquei pasma como não falam da capa da invisibilidade. Só quando visitam Xenofilio ela é citada e mesmo assim ninguém fala nada.
Além de todas que vc citou, acrescento que esqueceram de falar sobre Régulo. No livro conta que ele era um comensal, fala da aventura de Monstro.. e no filme eles só dizem: Ah, olha, Régulo Arturo Black = RAB. E fim. =P
Também ignoraram um pouco a história de Grindewald. Talvez no 2º filme expliquem pelo menos rapidamente sobre a relação dele com Dumbledore.

Bom, acho que é isso.
No final, vale a pena assistir. =D

Elvis "Wolvie" disse...

Sim, sim, a animação ficou excelente! Adorei o traço do cara e foi uma ideia brilhante! =D E você tem razão tanto sobre Régulo como sobre Grindewald. Em ambos os casos também tive que dar dicas para meu amigo não-leitor compreender melhor. =P

Mas é isso, um filmão ainda assim! =D