sábado, 13 de agosto de 2011

Férias - Parte III: Porto Alegre

Infelizmente meu post sobre Porto Alegre será pobre de fotografias, pois justo no dia de um passeio turístico eu fiquei sem bateria na câmera e a Mari, que registrou tudo, não me mandou até hoje as fotos dela.

Hospedagem - Lido Hotel

Pontos positivos:
- Localização privilegiada. Só. Escolhi esse hotel porque ficava numa região bem central, sem ser perto de rodoviária (esses costumam ser perigosos =P), e pelo site não parecia ruim. E voltamos de táxi algumas vezes, pagando pouco em todas graças à localização.

Pontos negativos:
- O resto. Ok, era limpinho, mas o banheiro tinha cortina em vez de box, o café era bem pobre e o quarto apertado. Não voltarei a me hospedar lá. Vou preferir ficar em um bairro, tem várias opções, incluindo o Íbis, que costuma ser agradável (embora também careça de um café da manhã decente).

Cidade

A arquitetura da região central de Porto Alegre é muito bonita! Catedral, Teatro, museus, prédios antigos, Mercado Municipal, todos com o que me pareceu uma pequena influência gótica, e repletos de esculturas complementando seu design. Me lembrou um pouco a região da Sé e da Rua Direita em São Paulo, mas reforçada pelas estátuas.

Pontos positivos:
- A arquitetura, definitivamente;
- O jeitão de cidade grande. O comércio na região central é intenso, e me pareceu ser possível resolver qualquer problema nas redondezas, ao contrário de Brasília, que não possui um centro propriamente dito e onde precisamos andar muito para cuidar de pendências;
- O transporte público: não sei se foi apenas uma impressão, mas a cidade me pareceu extremamente bem abastecida de ônibus. O centro possui vários terminais que apenas facilitam o embarque, ficando pendente uma integração. Mas todas as minhas buscas demonstraram uma grande variedade de ônibus;
- A cultura: a cidade possui muitos museus, apresentações de orquestra, teatro, shows, etc. Me pareceu ter mais possibilidades culturais que Brasília. Também senti que é uma cidade repleta de opções de lazer, não só culturais, mas também gastronômicas e turísticas;
- Os parques: um típico hábito gaúcho de inverno é o de ir para um dos numerosos parques da cidade sentar sob o sol aproveitando a cuia de chimarrão enquanto o frio inferior a 10, 12 graus enregela os ossos.

Pontos negativos:
- Violência: antes da viagem, pesquisei e percebi que PoA seria o ponto mais perigoso da viagem. Assim, tirei pouquíssimas fotos na rua, com receio de expor a minha câmera e a situação de turista.

Pontos Turísticos

Recomendo:
- Passeios em ônibus turístico: há dois trajetos, um mais central e um pela zona sul, e recomendo que os dois sejam feitos! Se possível, não deixem de ir na parte de cima, que proporciona uma visão espetacular do Lago Guaíba, das antigas mansões da cidade, da bela arquitetura central, entre outros pontos interessantes. Fizemos os dois trajetos e foi o melhor da viagem, apesar do frio terrível que passamos às margens do lago na parte de cima do ônibus. E é uma forma de tirar boas fotos em segurança;
- Apresentações da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). Pudemos prestigiá-la no auditório da UFRGS e foi esplêndido;
- Parque Farroupilha: vale muito a pena caminhar pela região central nas geladas manhãs de domingo, inclusive pelos parques. O que mais me chamou a atenção foi o Farroupilha, muito agradável!

Não vale o esforço:
- Museu de Ciência e Tecnologia da PUC: o Guia Quatro Rodas fez um estardalhaço em cima desse museu e confesso que me desapontou um pouco. É muito válido para crianças, pois há muitas atrações interativas. E toma um bom tempo, reserve umas três a quatro horas para rodar nos extensos três andares do local. Mas sinceramente, não valeu a pena. Nada foi realmente interessante, infelizmente;
- Mercado Municipal: todos os mercados empalidecem perto do de São Paulo, hehehe. O de Porto Alegre não é tão ruim, mas fica numa área meio perigosa do centro e não oferece nenhum diferencial.

Gastronomia

- Applebee's: não fomos a nenhum restaurante típico. Me arrependi de não ter ido a uma autêntica churrascaria gaúcha (depois fomos na Serra, mas acho que deveríamos ter ido aqui também). Então citarei apenas dois lugares, que não valem taaaanto a pena assim e que existem em outras cidades, mas eu nunca havia ido. A Applebee's é o primeiro. Seguindo o melhor estilo Outback, tudo estava bem saboroso, inclusive as sobremesas. Mas entre os dois, prefiro o Outback;
- Joe & Leo's: também é mais ou menos no mesmo estilo, mas é o único brasileiro no meio de Outback, Applebee's, Capital, Roadhouse, TGI Fridays, Hooters e similares. Estava saboroso também.


Algumas fotos (clique para ampliar):

A única foto que consegui tirar do passeio turístico antes da bateria acabar


Arquitetura de Porto Alegre (by Google)


Arquitetura de Porto Alegre (by Google)


Arquitetura de Porto Alegre (by Google)


Arquitetura de Porto Alegre (by Google)


Arquitetura de Porto Alegre (by Google)


Arquitetura de Porto Alegre (by Google)


Arquitetura de Porto Alegre (by Google)


Arquitetura de Porto Alegre (by Google) - esse é o Shopping Total, que aproveitou um edifício antigo


Vista da Zona Sul com o Lago Guaíba ao fundo (by Google)


Jantar no Joe & Leo's


Eu na decoração do Joe & Leo's

5 comentários:

Amanda disse...

QUE ARQUITETURA!
Rapaz, nunca imaginei que PoA seria violenta.

Acabei de lembrar que semana passada eu e meus irmãos estávamos comentando sobre como nosso pai é extremamente organizado. Faz programação, planeja tudo. Daí eu soltei o seguinte comentário: "Tenho um amigo que é pior... (pausa para o suspense) ...ele usa mapas.

=P

André Da Silva Aguiar disse...

Olá, você está usando uma imagem de minha autoria sem minha autorização, te peço que retire a foto a que se refere a legenda "O belíssimo Parque Farroupilha", caso contrário terei que denunciar ao blogger violação de direitos autorais para solicitar a exclusão da imagem de seu blog, por favor.
Lembrando;

IMAGENS PROTEGIDAS POR DIREITOS AUTORAIS.

Todos os direitos reservados ©, sendo proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem a minha prévia consulta e aprovação, conforme lei LEI N.º 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998, que rege sobre o Direito Autoral e Direito de Uso da Imagem.

Elvis "Wolvie" disse...

Sem problemas, caro André. Esse é o problema da indexação dos sites pelas ferramentas de busca, né? Achei sua foto pelo Google Imagens e como meu blog não tem fins financeiros e, inclusive, tem uma taxa de visitação baixíssima, costumo colocar imagens do Google e deixo o aviso ali na barra lateral para me solicitarem a remoção caso incomode.

Enfim, foto removida, desculpe pelo inconveniente.

Evaldo disse...

FIZ RESERVA PARA ESSE HOTEL, O SITE É LEGAL APARENTA SER UM HOTEL RAZOAVEL, MAS GOSTARIA DE SABER DA CONDIÇOES DE VIOLENCIA NESSA REGIAO, E SE DÁ PRA VOLTAR A NOITE SEM CORRER RISCOS.

Elvis "Wolvie" disse...

Caro Evaldo, a região não é tão tranquila, não recomendo que volte a pé à noite, sobretudo nos finais de semana, que fica mais desértico. Mas a localização é ótima, então vale a pena voltar de táxi dos lugares, que sai em conta.