quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Tops 2013

Prezados (e raros) leitores, cá estou com vocês para mais um dos meus posts anuais de Tops. Vamos aos números, comparando com as metas para 2013:
- Meta de ler 75 revistas regulares e 30 encadernados ou graphic novels. Li apenas 23 encadernados. Eu teria completado a meta dos 30 se tivesse lido todos os volumes de Fábulas que comprei, mas fica pra 2014. Mas li 110 revistas regulares! E isso porque vocês não viram a pilha que está lá em casa. Assim, para 2014 minha meta continua sendo 75 regulares e 20 encadernados;
- Assistir 100 episódios de One Piece e Battlestar Galactica. Não só não comecei a série de ficção científica, como assisti a míseros oito episódios de One Piece. =X E vi apenas 125 episódios de 14 séries distintas. A meta para 2014 continua sendo ver Battlestar Galactica;
- Ler 25 livros: li 37, sendo 35 da Agatha Christie. Comecei a ler a bibliografia completa da Dama do Crime e continuarei em 2014, assim estabeleço a meta em 30 livros, sendo pelo menos 25 de Christie;
- Ver 150 filmes: vi 156! \o/ Superei a meta por pouco, mas estou satisfeito. Para 2014 sinto que 150 será mais desafiador, mas manterei o número. Dos 156 de 2013, incríveis 99 foram no cinema, 31 destes no CCBB. Revi 11 longas, vi nove produções em 3D (uma destas em IMAX), nove curta-metragens e cinco documentários. O filme mais velho assistido foi o famoso curta A Chegada do Trem na Estação, de 1896, marco inicial da Sétima Arte. Cinco filmes foram completamente nacionais e o país com mais filmes (fora os EUA) foi o Reino Unido, com 15 produções inteiramente britânicas e outras 15 co-produções. Dos 156, 20 eu assisti na companhia da minha noiva Leila (e deixo aqui um agradecimento a ela por assistir comigo (no caso dela, reassistir) grandes clássicos como Laranja Mecânica e A Bela e A Fera).

Meu tradicional gráfico evolutivo, agora de 2005 a 2013, segue abaixo e em seguida os tops 2013, com links para meus comentários deixados ao longo do ano no Tumblr:




TV - Séries (incluindo animações)

Menções Honrosas: Game of Thrones e Dexter.
3 - Parenthood
2 - Breaking Bad
1 - Fringe


Sim, eu sei que a conclusão de Dexter deixou a desejar, mas ainda assim achei que a temporada teve episódios consistentes e criou chances para um bom final, deslizando apenas na sua reta derradeira. Game of Thrones e Parenthood mantiveram o bom ritmo e Breaking Bad e Fringe se encerraram de forma magistral. Interessante observar que das cinco séries citadas, quatro estavam nas mesmas posições em 2012.


Quadrinhos

Menções Honrosas: Monster, O Chinês Americano e Fábulas: volumes 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
5 - Corto Maltese: A Balada do Mar Salgado, As Helvéticas e Mu
4 - Habibi
3 - Cem balas: volumes 12, 13, 14 e 15
2 - One Piece
1 - 20th Century Boys


Cinco graphic novels (sendo três do Corto Maltese), três mangás (sendo dois do mesmo autor!) e duas séries de encadernados (uma se encerrando e uma iniciando). Um top bem dividido, eu diria. Os mangás estão todos comentados no mesmo post do Tumblr.


Livros

Menções Honrosas: O Mistério dos Sete Relógios, Os Crimes ABC e A Casa do Penhasco.
5 - O Assassinato de Roger Ackroyd
4 - Encontro com a Morte
3 - O Misterioso Sr. Quin
2 - E Não Sobrou Nenhum
1 - O Pequeno Príncipe


Me impressiona um pouco que um de dois livros que não são da Agatha Christie lidos no ano encime meu top. Mas pudera, é um clássico que só agora pude ler. Ler várias obras da Dama do Crime em sequência assim também me faz perceber que ela repete muitas ideias e que tem sérios problemas de romances com personagens desinteressantes. Ainda assim, quando sai algo mais elaborado, é genial.


Filmes - Lançamento 2013 no Brasil

Menções Honrosas: ParaNorman, Além da Escuridão - Star Trek e Os Suspeitos.
10 - Expedição Kon-Tiki
9 - O Mestre
8 - Faroeste Caboclo
7 - Gravidade
6 - Django Livre
5 - Amor
4 - Detona Ralph
3 - A Viagem
2 - Antes da Meia-Noite
1 - Searching for Sugar Man


Dos dez melhores filmes de 2013, sete eu vi em janeiro. Isso tem se tornado cada vez mais frequente graças às premiações do cinema. O número de blockbusters tem se reduzido também, e estou impressionado em ver que Star Trek 2 foi meu favorito destes. Um documentário genial liderou o top.


Filmes - Geral

Menções Honrosas: Detona Ralph, A Bela e A Fera e Duro de Matar.
10 - A Viagem
9 - Antes da Meia-Noite
8 - Festim Diabólico
7 - Mr. Vingança
6 - Duro de Matar - A Vingança
5 - Searching for Sugar Man
4 - Disque M para Matar
3 - Laranja Mecânica
2 - Um Corpo que Cai
1 - Janela Indiscreta

Em um ano em que assisti aos principais filmes do mestre Alfred Hitchcock, claro que o top geral teria alguns de seus longas. Resisti a incluir mais dois aí, mas acho que esses quatro representam bem minhas preferências na filmografia do mestre do suspense. O Kubrick deu um jeito de aparecer ali do lado, bem como dois exemplares da série Duro de Matar (e sim, eu gosto mais do terceiro que do primeiro). Triste é ver que dos 13 filmes citados, apenas quatro sejam de 2013.


Para 2014, estou sinceramente considerando reduzir as atividades do meu Tumblr. Vou fazer o teste de escrever reviews de filmes no Letterboxd, só resta ver como funciona sua integração com o Twitter e o Facebook. Daí o Tumblr ficaria apenas para livros, quadrinhos e séries.

Feliz 2014!

4 comentários:

Michell Lucena Dias disse...

Parabéns pela produção. Espero conseguir atingir metas como esta futuramente.

Amanda disse...

Esse ano seu Tumblr me ajudou MUITO a escolher filmes para assistir. E foi graças a você que eu assisti Searching For Sugar Man no dia do meu aniversário, meu último filme de 2013! =) Janela Indiscreta provavelmente será meu próximo filme.

Giuliana disse...

Fringe.... T_T
Vai fazer muita falta!

E parabéns pela organização! Quaaaaaase me deu vontade de fazer o mesmo, mas eu falo muita abobrinha! :P

Você é consistente no que diz, adoro seus comentários! :D

Gilvan disse...

Legais seus tops e comentários a respeito, mas sou contra essa idéia de excluir os reviews de filmes do seu tumblr. Acho muito mais fácil encontrar algo específico pra se ler por lá, até porque eu nem sou tao empolgado assim com o letterboxd. Falando no diabo, fiz um top 10 (a quem interessar possa) lá também, apesar de querer mudar para um top 11 (acho uma sacanagem ter de escolher qual o melhor dentre os dois primeiros daquela lista).