domingo, 2 de março de 2014

Oscar 2014 - Bolão e Palpites

Cá estamos, 2014, e em mais uma edição do Oscar. O bolão que existe há 11 anos, creio eu, está novamente no ar, na URL: https://docs.google.com/forms/d/1PmHTkB-RA_MlZyO39J4XnVY6fviSdaDqtNiWZsHPPP0/viewform

Este ano eu não pude assistir à maioria dos indicados, dos 42 longas vi apenas 17 e dos 15 curtas só assisti a um. Ainda assim, acompanhei de perto a temporada de prêmios e com base nas estatísticas históricas, nas outras premiações e nas opiniões de experts da indústria, darei meus palpites.

Documentário em Curta Metragem
Arrisco The Lady in Number 6: Music Saved My Life por ser sobre música.

Documentário
O prêmio parece estar entre 20 Feet from Stardom e O Ato de Matar, mas meu palpite é de uma vitória pro primeiro.

Filme em Curta Metragem
Não faço a menor ideia. Vamos de Avant Que De Tout Perdre (Just Before Losing Everything).

Animação em Curta Metragem
Vitória praticamente certa de Get a Horse!, mas eu não descartaria Mr. Hublot.

Animação
Se não der Frozen – Uma Aventura Congelante, será uma zebra. Mas minha torcida sempre será para o Miyazaki e seu Vidas ao Vento.

Edição de Efeitos Sonoros
Só Capitão Phillips pode tirar esse prêmio de Gravidade, mas acho muito provável que o filme do Cuarón leve.

Mixagem de Som
Digo o mesmo da categoria acima, Gravidade provavelmente.

Efeitos Visuais
Essa é uma das categorias mais certas da noite, Gravidade vence com méritos.

Maquiagem e Penteado
Não dando Vovô Sem Vergonha tá bom. Mas deve ser Clube de Compras Dallas.

Figurino
Esta é uma categoria difícil esse ano. A Catherine Martin por O Grande Gatsby é a favorita e aposto em sua vitória, mas não descartaria a Patricia Norris por 12 Anos de Escravidão nem o Michael Wilkinson por Trapaça.

Design de Produção
O Grande Gatsby é novamente favorito, mas desta vez arrisco uma vitória de Ela, que tem um design super charmoso e criativo e precisa levar alguma categoria na noite.

Canção Original
Idina Menzel e sua épica Let it Go sairão vitoriosas.

Trilha Sonora
Outra categoria em que tudo pode acontecer. Nenhum dos cinco filmes me surpreenderia vencendo, mas o trabalho do Steven Price em Gravidade é mais complexo, por ter que lidar com muito silêncio, e arrisco que será premiado.

Filme em Língua Estrangeira
A Grande Beleza, da Itália.

Fotografia
Apesar de torcer pro mestre Roger Deakins, uma vitória do igualmente brilhante Emmanuel Lubezki é mais que merecida e deve acontecer.

Montagem
Categoria complicada, sempre. Pode dar 12 Anos, pode dar Gravidade, mas aposto em Capitão Phillips e a montagem sempre ágil dos filmes do Greengrass.

Roteiro Adaptado
Outra complicada. Philomena é bem possível, Antes da Meia-Noite seria a vitória do meu coração, mas acho que 12 Anos de Escravidão se sagrará vencedor.

Roteiro Original
Spike Jonze ou David O. Russell? Creio que será o prêmio consolação de Trapaça.

Atriz Coadjuvante
Apesar de ser a categoria mais difícil da noite, eu não consigo crer que a Jennifer Lawrence vá levar dois anos consecutivos. Então aposto na novata Lupita Nyong'o.

Ator Coadjuvante
Leto já ganhou, mas Fassbender me deixaria contente também.

Atriz
Se não der Cate Blanchett será inusitado. Calma, Amy Adams, sua vez chegará. =P

Ator
Apesar de querer que o DiCaprio tenha seu trabalho reconhecido, vai dar McConaughey.

Diretor
Barbada pro Cuarón.

Filme
Falam que tem 3 concorrentes fortes, mas sejamos honestos, Trapaça não vai ganhar. Então o grande prêmio fica entre Gravidade e 12 Anos de Escravidão. Pela importancia cultural pros EUA, 12 Anos leva.

Ou seja, nas minhas contas, 6 pra Gravidade, 3 pra 12 Anos de Escravidão, 3 pra Clube de Compras Dallas, 2 pra Frozen, 1 pra Trapaça, Ela, O Grande Gatsby, Blue Jasmine e Capitao Phillips.

Nenhum comentário: