domingo, 27 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - Parte I

Finalmente chegou o dia da premiação mais famosa do cinema mundial. Sabemos que não é a melhor nem a mais justa, mas ainda assim é uma noite das mais especiais do ano para mim. Pode ver os artistas longe dos seus papéis, especular quem será o vencedor em cada categoria, se desapontar ao ver nossos favoritos perdendo, tudo faz parte do charme do Oscar. Há muitos anos meu amigo Gilvan (@papospops) e eu fazemos um bolão para ver quem acerta seus palpites no maior número de categorias. Esse ano, entusiasmado por conversas no Twitter com a Mariana (@maribergo) e o Bruno (@bmaranhas), decidi ampliar o foco e fazer um bolão aberto a quem quisesse participar. Então, ainda dá tempo, até 21:00 no horário de Brasília os palpites serão aceitos. Se quiser participar, clique aqui.

Assisti 36 longas e 6 curtas esse ano, totalizando 42 filmes. Me faltaram 4 curtas documentários, os 5 curtas live-action, Em Um Mundo Melhor, Incêndios, Country Strong, A Tempestade e Minha Versão do Amor.
Sem mais, deixo-os com a cédula oficial do Oscar contendo meus palpites (cliquem para ampliar):


Esse ano há categorias com um grau de imprevisibilidade maior. Abaixo listo-as, pela minha ordem da preferência (da que eu mais gostaria que ganhasse para a menos) e faço alguns comentários:


Melhor Documentário de Curta Metragem
    * Sun come up
    * Strangers no more
    * The warriors of Qiugang
    * Killing in the name
    * Poster girl

É uma categoria difícil. Sun Come Up fala de aquecimento global, uma ilha que será coberta pelo mar e a necessidade de sua população procurar outro lugar para viver. Strangers no More apresenta uma escola em Israel que possui alunos de 48 países diferentes, promovendo a união entre credos e culturas distintas. The Warriors of Quigang, o único que pude assistir, apresenta os problemas causados pelos dejetos de fábricas de produtos químicos em um vilarejo chinês. Killing in the Name mostra um islâmico revoltado com os homens-bomba. E Poster Girl uma garota traumatizada pelo pós-guerra. Ou seja, um filme sobre terrorismo, outro sobre os traumas da guerra, dois relacionados à natureza e sua devastação pelo progresso e um sobre a união e o fim do preconceito. Todos possuem temas caros à Academia, mas dada a grande parcela de judeus em Hollywood, decidi apostar em Strangers no More.


Melhor Documentário
    * Exit Through The Gift Shop
    * Inside Job
    * Lixo Extraordinário
    * Gasland
    * Restrepo

Esta é talvez a categoria mais difícil da noite. Pude assistir aos cinco e são todos excelentes! Restrepo apresenta cenas impressionantes gravadas em um vale no Afeganistão durante a incursão de tropas americanas para tentar abrir uma estrada que passe pelo meio da região, hostilizada pelos nativos. Os americanos têm um fraco por guerras, e o documentário traz depoimentos fortes o suficiente para comover os membros da Academia.
Gasland divulga o grave problema causado pelos poços de gás natural perfurados por todo o território americano. O documentarista vem sendo processado e as acusações negadas pelas companhias, o que pra mim reforça a veracidade dos fatos. Me parece irreal que o documentarista Josh Fox tenha forjado tudo. Fiquei com extremo receio do mesmo problema ocorrer nas reservas imensas de gás natural exploradas pelos brasileiros e bolivianos.
Lixo Extraordinário é o conhecido documentário sobre o artista plástico brasileiro Vik Muniz e suas obras realizadas no aterro sanitário de Gramacho, no Rio de Janeiro. É o mais emocionante dos cinco concorrentes e as obras de Vik são muito badaladas nos EUA, então tem boas chances de abocanhar o careca dourado. Lamentavelmente, a inglesa Lucy Walker vem escondendo o trabalho dos co-diretores brasileiros e tentando aparecer sozinha. Mas seria bom ver o Brasil indiretamente ganhando um Oscar.
Inside Job é sem sombra de dúvida o mais bem-produzido dos cinco concorrentes. Câmeras com alta definição, orçamento alto, muitas pessoas importantes sendo entrevistadas e até a narração é feita por Matt Damon. E o documentário não desaponta: explica didaticamente o motivo que levou à grande crise econômica de 2008 e, meio como a linha de documentários Zeitgeist, vilaniza os grandes banqueiros americanos. A verdade é que é impressionante como os EUA são indiretamente governados por seus banqueiros. No Brasil não ocorre nada similar, mas infelizmente somos afetados pelas ações deles graças à globalização.
Por fim, Exit Through the Gift Shop nos apresenta ao francês radicado nos Estados Unidos Thierry Guetta, uma figura inusitada que não consegue largar a câmera e acaba produzindo toneladas de rolos de filme sobre os grafiteiros mundo afora, incluindo o misterioso Banksy, que acaba se decidindo por pegar para si os rolos de filme e montar este documentário. Os artistas mais jovens adoram Banksy, inclusive podemos ver Angelina Jolie e Brad Pitt presentes na exposição registrada no filme. E pra dizer a verdade, o cara é um gênio. Ele decididamente está anos-luz à frente dos grafiteiros comuns. Eu gostaria de ter uma de suas obras na minha parede. =P Mas enfim, o documentário é empolgante, não perde o ritmo e mostra um pouco mais de Banksy (sempre escondendo o rosto e mecanizando a voz) para seus fãs americanos.
Qualquer um dos cinco pode ser o vencedor, mas eu diria que Exit é o favorito, pela irreverência e pelo fato de Banksy ter transcendido a fronteira marginal que separa os grafiteiros de outros artistas. Ainda assim, os membros mais conservadores da Academia podem não apreciar e votar em Inside Job. Ou serem pegos pela emoção de Lixo Extraordinário. Acho que são os três favoritos.


Melhor Curta Metragem
    * God Of Love
    * The Crush
    * The Confession
    * Na Wewe
    * Wish 143

Vi apenas os trailers dos curtas. Wish 143 fala de um garoto sofrendo de câncer terminal que pede, como seu último desejo, a possibilidade de perder a virgindade. Confesso que o trailer não me animou muito. Na Wewe pode encantar a Academia por tratar da velha "rivalidade" entre Tutsis e Hutus, mas me pareceu um tema mais indicado para um documentário. The Confession mostra um garoto que fará sua primeira confissão ao Padre e não sabe o que dizer. Tema meio bobo, mas o elenco parece legal. Vi em algum lugar que poderia ser o favorito. The Crush nos apresenta a um garotinho apaixonado pela professora. Achei hilária uma cena que vi no Youtube do jovenzinho confrontando verbalmente o namorado da professora e desafiando-o para um duelo até a morte! XD Mas definitivamente, God of Love me pareceu ter um charme até onírico. Um músico gosta de uma garota que gosta de outro músico. Mas o primeiro encontra dardos mágicos, que funcionam como as flechas do cupido e pode mudar seu destino. Filmado em preto e branco, o elenco parece afinado e foi o único que realmente despertou minha vontade de assistir. Sempre erro meu palpite nessa categoria, mas achei a fotografia e o estilo da direção de God of Love mais profissionais que os demais.


Melhor Curta Animado
    * The Gruffalo
    * The Lost Thing
    * Day & Night
    * Let´s Pollute
    * Madagascar

Assisti aos cinco curtas. Madagascar tem uma animação deveras peculiar, mas achei o roteiro bobo, apenas fala de férias na ilha e mostra tradições locais. Let's Pollute é um apelo ecológico bem educativo e criativo. Day & Night mostra duas criaturinhas opostas. Trabalho brilhante, como de costume em se tratando da Pixar, mas que depende mais do entretenimento visual e das gags do que de um roteiro. The Lost Thing é uma linda história de um garoto que encontra um ser esquisito e não sabe o que fazer com ele. Achei o traço interessante e a história muito bonita. Por fim, The Gruffalo adapta um livro infantil lançado em 1999, contando a história de um destemido ratinho em suas aventuras na floresta. A animação é divertida e o ratinho protagonista logo nos contagia com a forma como escapa de seus predadores contando a história do Gruffalo. Adorei!
Day & Night é o favorito, só por ser da Pixar. Mas será que a Academia vai dar dois Oscars pra Pixar na mesma noite? E não é o mais brilhante dos seus curtas, apesar de ser muito bom. Talvez Madagascar se beneficie pelo traço extremamente original, e este me parece ser um prêmio mais devotado à criatividade que ao filme como um todo.


Melhor Filme de Animação
    * Toy Story 3
    * Como Treinar o Seu Dragão
    * O Mágico

Os três filmes são muito bons e mereceriam vencer. O Mágico é singelamente lindo. Como Treinar o Seu Dragão empolgante e bem realizado. Mas Toy Story 3 é o vencedor. Não há o que questionar. Um dos melhores filmes de 2010, sem sombra de dúvidas.


Melhor Edição de Som
    * A Origem
    * Tron - O Legado
    * Toy Story 3
    * Incontrolável
    * Bravura Indômita

Esta categoria premia a criatividade ao elaborar sons para rechear as cenas. Não vi nada de mais nos sons de Bravura Indômita. Quer dizer, tiros, cavalos e esporas? Já foi feito muitas vezes, não? Não estou dizendo que é ruim, só não creio que seja um destaque. Já Incontrolável, apesar de ser uma bomba, possui efeitos sonoros de trens muito interessantes, e pode até surpreender com uma vitória. Animações como Toy Story 3 são sempre reconhecidas em som porque tudo é criado do zero, não há o áudio original da cena. O som de Tron talvez seja o mais complexo dos cinco, por envolver ambientes futuristas, veículos, batalhas e muita digitalização. Mas meu voto vai pra A Origem, pela complexidade do trabalho e pela variedade necessária.


Melhor Mixagem de Som
    * A Origem
    * Salt
    * O Discurso do Rei
    * A Rede Social
    * Bravura Indômita

Aqui faz mais sentido a presença de Bravura, pois une os efeitos aos diálogos e à trilha sonora, e os elementos estão muito bem harmonizado no longa dos Coen. A Rede Social também faz um bom trabalho, com diálogos baixos mas perfeitamente audíveis e trilha integrada. O Discurso do Rei pode vencer pelas cenas nos estúdios de rádio, onde demonstra bem o isolamento acústico do local. Salt é cheio de ação, explosões e tal, e a categoria premia filmes barulhentos nessa categoria. =P Mas, como na anterior, A Origem tem um trabalho impressionante e complexo aqui. E ocorre com grande frequência do mesmo longa vencer em ambas as categorias de som.


Efeitos Visuais
    * A Origem
    * Alice no País das Maravilhas
    * Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte I
    * Além da Vida
    * Homem de Ferro II

Todos os filmes têm bons efeitos visuais. Os efeitos de Homem de Ferro II são naturais na obra e competentes. O tsunami no início de Além da Vida é muito realista e impressionante. A primeira parte da adaptação do último livro da série Harry Potter até poderia ter sido lembrado por sua fotografia melancólica, mas os efeitos estão mais orgânicos que nunca O mundo de Alice é repleto de efeitos visuais, em todo seu colorido deslumbrante. A cena de luta no hotel e a cidade dobrando devem ser suficientes para dar a estatueta ao filme de Christopher Nolan.


Melhor Maquiagem
    * Caminho da Liberdade
    * O Lobisomem
    * A Minha Versão do Amor

Onde está a maquiagem de A Minha Versão do Amor? Ok, eu só o trailer, então não posso julgar, mas não vi nada de mais. Me lembrei inclusive das sobrancelhas da Frida Kahlo, que renderam um Oscar. O Lobisomem é um clássico da categoria e imagino que tenha conquistado muitos Oscars na época dos clássicos de terror da Universal. Já Caminho da Liberdade impressiona pela demonstração do sofrimento vivido pelos fugitivos da prisão siberiana, que fizeram uma jornada homérica para escapar do comunismo. O Lobisomem e Caminho da Liberdade disputam o prêmio, creio.


Melhor Figurino

    * Alice no País das Maravilhas
    * A Tempestade
    * O Discurso do Rei
    * Bravura Indômita
    * I Am Love

I Am Love é um filme bonito e contemplativo estrelado pela andrógina-mor Tilda Swinton, e traz figurinos da alta sociedade italiana. Bravura Indômita, por ser um faroeste, tem um cuidado diferenciado com as vestimentas da época. O Discurso do Rei também é filme de época, e representa adequadamente os costumes da Inglaterra antes da Rainha Elizabeth II. Pode abocanhar essa estatueta, apesar do favoritismo dos outros dois. A Tempestade tem como figurinista a multi-premiada Sandy Powell. Vi apenas o trailer, mas fiquei impressionado. Parece realmente um forte candidato. E Alice, que deve vencer, tem todo o festival de trajes das Rainhas e de todos os personagens, organizados pela também muito premiada Colleen Atwood.


Melhor Direção de Arte
    * A Origem
    * Alice no País das Maravilhas
    * Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I
    * O Discurso do Rei
    * Bravura Indômita

Essa é uma categoria complexa. Todos os indicados fizeram bons trabalhos: Bravura ao retratar o velho oeste fielmente; Discurso no consultório do personagem de Geoffrey Rush e nos estúdios de rádio; Harry Potter nas florestas melancólicas, na casa de Sirius, de Luna, etc.; Alice em todos os cenários surrealistas; e A Origem na variedade de cenários, todos sutilmente detalhados. Meu favorito é A Origem, embora eu creia que os trabalhos de Alice e Harry Potter são complexos e muito bem-executados. Contudo, Discurso é forte candidato a ficar com o prêmio.


Melhor Canção
    * If I Rise, 127 Horas
    * I See The Light, Enrolados
    * Coming Home, Country Strong
    * We Belong Together, Toy Story 3

Tenho sempre dificuldades com esse prêmio. =P Antes as músicas eram avaliadas isoladamente, mas agora são avaliadas no contexto do filme. Dessa forma, creio que a música de Enrolados vai se beneficiar, sendo o único musical entre os concorrentes e apresentando a canção em um de seus momentos mais emblemáticos. Claro, a música é bonita também, e a Mandy Moore uma gracinha! =P Mas será que a Academia vai resistir a premiar sua queridinha Gwyneth Paltrol? Se bem que ela não vai receber nada, já que não compôs a canção, só a executou. We Belong Together é legal também, mas a mais bonita é para mim a música da Dido. Mas acho que ela é a menos provável de vencer entre as quatro.


Melhor Trilha Sonora
    * 127 Horas, A.R. Rahman
    * A Rede Social, Trent Reznor e Atticus Ross
    * A Origem, Hans Zimmer
    * O Discurso do Rei, Alexandre Desplat
    * Como Treinar o Seu Dragão, John Powell

Ok, eu sei que a trilha de 127 Horas não é tão orgânica quanto as demais, mas ainda assim eu gosto muito do trabalho do Rahman. A Rede Social e A Origem possuem trabalhos mais orgânicos, assim como Discurso. E Dragão está aqui meio peixe fora d'água, na minha opinião. Há uma boa probabilidade da Academia premiar o Desplat, por nunca ter vencido e ter estado bem presente nos últimos anos. É um compositor competente e versátil, fez a trilha deliciosa dO Fantástico Sr. Raposo. Ainda assim, resolvi arriscar em A Rede Social. Trent Reznor é o cara do Nine Inch Nails e o trabalho é muito competente, embora possa afastar os membros mais velhos. Bom, eu decidi arriscar.


Melhor Filme Estrangeiro
    * Biutiful (México)
    * Dogtooth (Grécia)
    * Em Um Mundo Melhor (Dinamarca)
    * Incêndios (Canadá)
    * Fora da Lei (Algéria)

Talvez a categoria mais difícil entre as 24. Não nesse ano em especial, mas sempre, pelo fato de ser votada por um grupo menor, que assiste todos os filmes. Também não costuma contar com muitos membros da Academia entre os concorrentes, o que dificulta votos por amizade ou reconhecimento tardio. Não consegui assistir a Em Um Mundo Melhor e Incêndios, mas pelo que li os dois são fortes candidatos, junto com Biutiful. Decidi arriscar em Incêndios, mas não sei. Dogtooth é muito pesado e...incomum para o Oscar. Fora da Lei tem alguns problemas no roteiro, mas conta uma história importante e pesada. Biutiful realmente não tem nada a ver com seu título. Filme cru e doloroso, grande interpretação de Bardem, um ator que acho fantástico. Não sei mesmo que vai ganhar aqui.


Melhor Fotografia
    * Cisne Negro, Matthew Libatique
    * A Origem, Wally Pfister
    * Bravura Indômita, Roger Deakins
    * O Discurso do Rei, Danny Cohen
    * A Rede Social, Jeff Cronenweth

Todos os concorrentes são bons, embora eu creia que A Rede Social pudesse ser trocado por Harry Potter. Bravura Indômita deve ganhar, como reconhecimento da carreira de Roger Deakins. Eu acho a fotografia de Cisne Negro a mais impressionante entre os concorrentes. Libatique, aliás, tem feito bons trabalhos ao acompanhar Aronofsky. O trabalho em A Origem é excelente também, como toda a parte técnica, aliás.


Melhor Montagem

    * A Rede Social, Angus Wall e Kirk Baxter
    * O Discurso do Rei, Tariq-Anwar
    * 127 Horas, Jon Harris
    * Cisne Negro, Andrew Wesiblum
    * O Vencedor, Pamela Martin

Não acho que O Vencedor e Cisne Negro tenham trabalhos complexos de montagem. A Origem e Scott Pilgrim são infinitamente mais merecedores de suas vagas. A montagem de 127 Horas, apesar de criticada por alguns, não deixa o filme se tornar entediante. Mas realmente essa é uma categoria em que A Rede Social dificilmente perderá. Não deixar os espectadores perdidos ao alternar entre duas diferentes audiências e a história do Facebook (que ainda conta com vários saltos temporais, mas jamais se torna episódica) é uma façanha ímpar. Disputaria com A Origem, na minha opinião.


Melhor Roteiro Adaptado
    * Aaron Sorkin, A Rede Social
    * Marguerite Roberts, Bravura Indômita
    * Michael Arndt, Toy Story 3
    * Debra Granik, Anne Rosellini, Inverno da Alma
    * Danny Boyle, Simon Beaufoy, 127 Horas

Eu acho que a avaliação nessa categoria deveria incluir a análise do original. Usar apenas uma ideia e fazer tudo diferente não é adaptar, então verificar se a adaptação foi bem realizada poderia ser um dos pontos de análise. Mas como só posso avaliar esse aspecto com relação a Toy Story 3, verificarei a qualidade do roteiro mesmo. São todos bons roteiros, mas também acho que A Rede Social é o melhor, já que junto com a montagem garante o ritmo do filme. Aliás, se esses dois aspectos não fossem praticamente perfeitos, possivelmente o filme não estivesse entre os indicados ao Oscar desse ano.


Melhor Roteiro Original
    * Christopher Nolan, A Origem
    * David Seidler, O Discurso do Rei
    * Mike Leigh, Another Year
    * Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg, Minhas Mães e Meu Pai
    * Scott Silver, Paul Tamasy & Eric Johnson, O Vencedor

Não vejo nada de mais no roteiro de O Vencedor. E o de Minhas Mães e Meu Pai é o principal responsável pelo fato do filme não ser tão bom como poderia, sabotando-se da metade da projeção em diante. Os diálogos de Another Year são sensacionais, e a divisão da história pelas quatro estações um recurso interessante. Não acredito nessa história do Mike Leigh, que disse ter improvisado o filme todo e passado o roteiro a limpo depois do longa estar concluído. =P A Origem é indiscutivelmente o roteiro do ano. Aliás, dos últimos anos, arrisco a dizer. E acho que realmente esse pode ser o prêmio-consolação para o Nolan, por não tê-lo indicado a Melhor Diretor. Mas a onda Discurso pode ser forte o suficiente para dar o prêmio para o tal Seidler, o que pra mim seria quase como se Kaufman houvesse perdido o prêmio por Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças. Então, torcida para o Nolan. Essa é a categoria pra qual mais torço essa noite.


Melhor Atriz Coadjuvante
    * Hailee Steinfeld, Bravura Indômita
    * Melissa Leo, O Vencedor
    * Amy Adams, O Vencedor
    * Helena Bonham-Carter, O Discurso do Rei
    * Jacki Weaver, Animal Kingdom

Não vi absolutamente nada de mais na atuação de Jacki Weaver. Quer dizer, é uma boa atuação, mas a Dale Dickey em Inverno da Alma, por exemplo, merecia muito mais a sua vaga. Bonham-Carter não faz nada espetacular, mas marca principalmente por ser uma rara personagem normal em sua filmografia povoada por bizarrices. Ela é praticamente um Johnny Depp de saias, hehehe. Amy Adams impressiona em O Vencedor, com muita força de caráter. E Melissa Leo está soberba, claro. Mas o destaque entre as indicadas é definitivamente a menina Hailee Steinfeld. Uau! Que atuação! O sotaque dela é ainda melhor que o do Jeff Bridges, e isso é bem significante. Eu diria que, excetuando-se Jacki Weaver, qualquer uma das quatro pode ganhar. E será merecido. Leo teria a dianteira não houvesse feito bobagem ao tentar pedir votos na Variety e em outras revistas. Assim, penso que a disputa esteja mais entre a garota Hailee e Bonham-Carter. Se Discurso surgir no ritmo "lavada", esta é beneficiada, mas torço pela novata.


Melhor Ator Coadjuvante
    * Christian Bale, O Vencedor
    * Geoffrey Rush, O Discurso do Rei
    * John Hawkes, Inverno da Alma
    * Mark Ruffalo, Minhas Mães e Meu Pai
    * Jeremy Renner, Atração Perigosa

Também não entendi a nomeação de Jeremy Renner. É quase o mesmo personagem de Guerra ao Terror. Ruffalo é um cara bacana e faz um tipo divertido em Minhas Mães e Meu Pai. Mas as três atuações mais marcantes são as outras: John Hawkes em Inverno da Alma faz um trabalho espetacular; Rush é sempre um ator memorável e uma escolha acertadíssima para o papel, já que um de seus maiores talentos reside justamente no traquejo da voz (aqui abro um parênteses para dizer que ninguém supera a Cate Blanchett, pra mim a atriz mais capaz em termos de sotaques); e Bale é finalmente lembrado, dessa vez por compor um personagem dependente de drogas, muito magro e com sotaque engraçado. Esse tipo de personagem é muito arriscado. Um milímetro antes de certo patamar e é uma grande atuação. Um milímetro depois e se torna caricato (como achei o Colin Farrel fazendo um tipo esquisito em Caminho para Liberdade). Uma vitória de qualquer dos três primeiros seria merecida.


Melhor Atriz
    * Natalie Portman, Cisne Negro
    * Michelle Williams, Namorados para Sempre
    * Nicole Kidman, Reencontrando a Felicidade
    * Jennifer Lawrence, Inverno da Alma
    * Annette Bening, Minhas Mães e Meu Pai

Gosto dos cinco trabalhos. Bening deveria ter ganho o Oscar por Beleza Americana ou Adorável Julia, pois está espetacular em ambos. Aqui ela está ótima, mas não tanto. Deve ficar para outra vez o seu reconhecimento. Lawrence é uma grata surpresa, em um trabalho difícil e muito bem executado. Nicole Kidman é outra surpresa. Pra mim nunca foi uma grande atriz e até achei o prêmio por As Horas meio exagerado, mas talvez tenha sido sorte por ter pego um ano sem adversários tão fortes. Contudo, em Rabbit Hole (o título nacional é ridículo) ela está excelente, demonstra muito bem o sofrimento de sua personagem. Eu sou um grande admirador do trabalho da Michelle Williams desde seu surgimento na série Dawson's Creek. Todos dizem que ela deveria ter sido lembrada por Wendy & Lucy também, mas ainda não assisti. Gostei muito do filme Namorados para Sempre e achei a atuação dela sutil e madura. Torço para que continue nesse ritmo e se torne a grande atriz que promete ser. No próximo Oscar ela pode estar de volta ao interpretar Marilyn Monroe no filme My Week with Marilyn. E, claro, a vencedora será, merecidamente, a Natalie Portman, da qual também sou profundo admirador (aliás, é uma rara famosa com quem posso dizer que eu casaria - formada em Harvard, ativista social, boa atriz e linda! XD). Deveria ter sido indicada também por V de Vingança e As Sombras de Goya, mas neste Cisne Negro sua carreira chega a um ápice. É provavelmente a maior certeza da noite.


Melhor Ator
    * Colin Firth, O Discurso do Rei
    * James Franco, 127 Horas
    * Javier Bardem, Biutiful
    * Jeff Bridges, Bravura Indômita
    * Jesse Eisenberg, A Rede Social

As cinco atuações são boas. Pro Eisenberg a indicação está mais do que suficiente, e o Jeff Bridges ganhou ano passado por um personagem razoavelmente similar. =P Bardem está impactante em Biutiful, mas James Franco é o mais surpreendente em 127 Horas, que depende de seu carisma para se sustentar. Claro, o prêmio vai merecidamente para o Colin Firth. Quem diria que aquele que disputava a Bridget Jones com o Hugh Grant venceria um Oscar por papel dramático, hein? Hehehe. =D


Melhor Diretor
    * Darren Aronofsky, Cisne Negro
    * David Fincher, A Rede Social
    * Joel & Ethan Cohen, Bravura Indômita
    * Tom Hooper, O Discurso do Rei
    * David O. Russell, O Vencedor

Não acho que Russell e Hooper sejam maus diretores, de maneira alguma, mas definitivamente não mereciam estar aqui mais do que o Chris Nolan. Os Coen são excelentes, embora seus filmes oscilem no meu gosto pessoal. Mas Bravura Indômita é um dos melhores deles que assisti, senão o melhor. Mas claro, eles ganharam há pouco tempo por Onde Os Fracos Não Têm Vez. Fincher é um diretor espetacular, e deveria ter vencido por Clube da Luta. Não acho que A Rede Social seja seu melhor trabalho, apesar de ser muito bom e tecnicamente impecável. E Aronosfky também deveria ter sido pelo menos indicado por Réquiem para um Sonho. Fico dividido entre os dois diretores, Fincher e Aronofsky, pois gosto muito de ambos. Mas a disputa aqui é entre Fincher e Hooper. Se Discurso tiver em ritmo de "lavada", deve dar Hooper. Mas se as categorias forem bem divididas, como penso que serão, Fincher será finalmente reconhecido, o que espero que ocorra.


Melhor Filme
    * A Origem
    * Toy Story 3
    * Cisne Negro
    * Bravura Indômita
    * 127 Horas
    * O Discurso do Rei
    * A Rede Social
    * Inverno da Alma
    * O Vencedor
    * Minhas Mães e Meu Pai

Minhas Mães e Meu Pai poderia ter sido meu terceiro ou segundo favorito, se não tivesse se perdido da metade em diante. Eu estava amando o estilo indie do filme, o elenco, tudo. Mas a resolução da história deixou muito a desejar. O Vencedor tem como ponto forte os personagens e as fortes atuações, mas acho que a história deixa um pouco a desejar. Inverno da Alma é um filme difícil, sobre vidas difíceis e também marcado por atuações intensas. A Rede Social é um filme muito bom, técnicamente brilhante, mas que não me conquistou inteiramente. Já O Discurso do Rei é ótimo, também com ótimas atuações e a cara do Oscar, mas nada espetacular. Por fim, 127 Horas é o último dos filmes da lista que não sei se merecia estar aqui, apesar de eu ter gostado bastante. Os quatro restantes são excelentes longas e estão definitivamente entre os melhores de 2010. Bravura e Cisne seguem mais o estilo do Oscar e poderiam ter chance se não houvesse Discurso e Rede Social no meio. Toy Story 3 entrou no meu Top 10 do ano passado e A Origem é indiscutivelmente o melhor filme dos últimos anos.
Mas, como nosso gosto pessoal não reflete o dos votantes, a disputa está mesmo entre A Rede Social e O Discurso do Rei, pendendo fortemente para este último.


É isso, boa cerimônia para todos! Comentarei no Twitter durante os prêmios: @tocadolobo
Voltarei aqui amanhã à noite para comentar as estatísticas do bolão, o vencedor (que será divulgado no Twitter após a categoria de Melhor Filme) e a cerimônia como um todo.

Um comentário:

Amanda disse...

Você realmente respira cinema! Está mais que na hora de levar isso a sério e escrever regularmente sobre o assunto. Parabéns pelo post!