terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Um Meme?

Alguém sabe o que é um meme (ou memê, como alguns chamam)?
Pois bem, eu nunca tinha ouvido falar em semelhante palavra, mas estou agradecido à Denise, do Papo Calcinha, por ter me indicado um meme. Estou agradecido porque assim tive a oportunidade de enriquecer mais um pouco minha cultura pop.

Originalmente, um meme é a versão da memória do que o gene é para a genética. Ou seja, sua unidade mínima. Considera-se um meme uma unidade de informação que se propaga de alguma forma, ou, de acordo com a Wikipédia, "(...) uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se".
Há toda uma teoria a respeito dos memes. Quem quiser conhecer melhor esta importante parte de nossas vidas, recomendo o razoável artigo da Wikipédia. Veja aqui.

Do final de 2006 (pelo que pude apurar) pra cá o conceito de meme vem sendo aplicado à blogosfera. No que consiste? Em alguma coisa que se publica em um blog com o intuito de que as outras pessoas a copiem e façam sua própria versão daquela "coisa".

Muito bem, agora que expliquei do que se trata, vamos replicar o meme passado pela Denise. =)


As regras são:

- Colocar o link de quem te indicou pro meme;
- Escrever estas 5 regras antes do seu meme pra deixar a brincadeira mais clara;
- Contar 6 fatos aleatórios sobre você (esta é a proposta da brincadeira!);
- Indicar 6 blogueiros pra continuar o memê;
- Avisar para esses blogueiros que eles foram indicados.

O link e as regras já foram citados, vamos aos fatos:

1. Elvis é um chato! É, isso mesmo que você leu. Não gosta de nada, super exigente com tudo! Começou sua exigência com os amigos que escolhia para si. Depois foi ampliando para o cinema, quadrinhos, televisão, música, etc. E agora até mesmo com comida ele é exigente! Que cara mais chato! =P

2. Além de chato, Elvis é anti-patriota! Sabe que esse é um sentimento muito feio para se ter, mas ele não gosta da língua portuguesa, não gosta do jeito da maioria dos brasileiros e é frio o suficiente para ser mais europeu que brasileiro. Até mesmo para o futebol inglês ele torce, ao invés de pro nacional. Que ridículo da parte dele! Mas apesar disso, acha que o país (sem as pessoas, só o local) é maravilhoso para se morar.

3. Elvis tenta ser um bom amigo. Sendo uma pessoa curiosa sobre tudo, sempre se interessou por astrologia, numerologia e todas essas ciências inexatas que buscam dizer alguma coisa sobre quem somos. Em uma destas, leu sobre si "É difícil ser seu amigo, mas quando ele lhe concede o prazer de sua amizade, saiba que encontrará um amigo para todas as horas" (ou algo parecido). Não sabe se tudo isso é verdade, mas ele decididamente valoriza muito as suas amizades.

4. Elvis é um grande admirador da cultura pop. Busca se manter antenado com tudo do mundo do entretenimento. Mesmo as coisas mais detestáveis (como Big Brothers da vida) acabam entre as manchetes que lê nos sites de notícias (só manchetes) e, mesmo sem gostar de tudo, tem orgulho de saber um pouco de cada coisa: TV, videogames, música, cinema, quadrinhos, literatura, etc. Claro, entre estes itens, seu conhecimento é mais aprofundado no mundo dos quadrinhos, dada sua paixão por eles desde os 3 anos de idade. Visita (e comenta) seus blogs e sites favoritos duas vezes ao dia, acompanha as novidades enquanto elas ainda estão acontecendo, inclusive costuma dar muito trabalho aos amigos no quesito "contar uma novidade que ele ainda não saiba". (Gilvan: essa foi pra você, hehehehe)

5. Elvis, assim como a Denise, sonha em publicar seu próprio livro um dia. Gosta muito de escrever, mas está afastado da Literatura há mais de um ano. Nesse ínterim, tornou-se um escritor da blogosfera (inicialmente de posts em fotolog), após ter descoberto aos poucos que gostava muito de escrever pequenas matérias ou crônicas. Será que Elvis poderia ter sido jornalista?

6. Elvis é um romântico bobo e ultrapassado. Seus níveis absurdos de exigência tornam-se ainda mais insuportáveis no que diz respeito a garotas. Quando, a cada conjunção dos 9 planetas do Sistema Solar, encontra alguém interessante aos seus olhos, dedica seus esforços para conquistar a garota. Mas, apesar de ser romântico, não tem muito talento para a coisa. Mesmo assim, não se arrepende de ser dessa forma.


Indico a brincadeira para:

Ninguém! =(
Sorry, gente, prefiro que, aqueles que se interessarem (e que ainda não foram indicados pela Denise), repliquem o meme (pode até ser nos comentários).

P-p-por hoje é só, p-pessoal!
Semana corrida, mas em breve: mais filmes!

6 comentários:

Denise Egito disse...

Ô, Elvis
Como vc foi duro com você mesmo, rapaz... Será que é assim mesmo? Olha, acho que vc precisa de umas aulas de marketing pessoal, senão, vai continuar sem namorada. hehehe. Falando sério: Elvis, não seja tão crítico consigo mesmo. Observe suas qualidades: inteligente, bom filho, responsável, bom amigo, escreve bem (escreve, SIM), dedicado, fiel, honesto.. Olha quanta coisa boa!!! Só precisa se dedicar a ser mais flexível, viu? ;-)
Obrigada pela explicação do meme, adorei. E tb, claro, por citar o Papo Calcinha.
beijocas e fique com Deus!

Elvis "Wolvie" disse...

Oh! Obrigado pelos elogios, Denise. Foi só uma forma de ser divertido no meu Meme. Digo, eu sei que sou chato, mas gosto de ser assim. =P Não tenho problemas com isso! ^^
Só escrevi dessa forma para tentar fazer as pessoas rirem mesmo.
=)

alex marques disse...

Ficou muito legal o post do "meme" confesso que não conhecia esta nova mania da net! Fiquei até com vontade de fazer um também, mas estou realmente em um período bem ruim pra falar de mim, sem que ocntar que escreveer nunca foi o meu forte.

Não te acho chato não, só exigente, mas temos que aceitar as gostar das pessoas pelo pacote completo.

Concordo com a Denise, você é muito dedicado e ao que parece fiel. Quanto às mulheres... esquenta não ninguém as entende.!

alex marques disse...

Teoria da conspiração dos memes:

"Sendo memes replicadores de idéias, ideologias, propagandas, emoções, preferências, sentimentos, melodias, símbolos à exaustão por meio de repetições e imitações... o primeiro ponto: as pessoas sempre vão tentar impor seus memes assimilados e suprimir os contrários, criando uma convenção dominante... o sentido horário dos ponteiros é uma convenção afinal fomos tb já disciplinados de ver tudo fluir de cima pra baixo, da esquerda pra direita... é uma conveniencia decorrente de adestramentos e condicionamentos de longos periodos..."

Elvis "Wolvie" disse...

Hahahahaha, teoria da conspiração dos memes? XDDDD~~
Poxa, que legal! Dá pra fazer um conto partindo dessa idéia! XD

Gilvan disse...

Hummmm... memê, neh? Ainda hoje estou devendo um para a Denise, mas tudo bem, apesar do atraso quando ela menos esperar eu posto... hehehe

Por ora, deixa eu dar uma pequena analisada no que vc escreveu sobre si mesmo. Vamos por partes...

Item 1: Realmente... tú és chato, viu? Vai ser exigente assim lá longe, hein? Contudo, se vc é exigente na escolha dos amigos e eu faço parte deste grupo seleto, devo dizer que me sinto lisonjeado uma vez que tal aprovação significa que eu devo ter algo de agradável na sua opinião, neh? ^__^

Item 2: Argh!! Esse seu antipatriotismo me enerva, tá certo que eu jamais teria o desejo de defender a Pátria numa guerra por exemplo, mas convenhamos, apesar dos inúmeros problemas o Brasil ainda é um país bacana (mesmo que não tão deserto quanto vc gostaria).
Ah... eu sempre tive a nítida impressão de que vc quer ser europeu à força. Isso não é novidade! Hehehe...
Afff... futebol inglês? Fala sério!! Deixa o Liverpool pra Mel C mesmo e volte suas atenções para o São Paulo que é muito melhor, xará. =D

Item 3: Confere! É exatamente isso que vc falou, exceto a parte que diz que é difícil ser sseu amigo. Eu, particularmente, não acho.

Item 4: Poiseh... alfinetada justa. Fazer o quê? -_-

Item 5: Hmmm... Agora que tocou no assunto, creio que sim... vc poderia ser um excelente jornalista. Escrever superbem (em letras digitadas, por favor XD) é uma de suas qualidades mais notáveis. Quanto aos seus contos, ando sentindo falta. Já a respeito de um livro não vejo a hora de uma publicação. =D

Item 6: Bem, neste aspecto eu prefiro não comentar nada, uma vez que já tivemos várias conversas sobre o assunto e em decorrência destas me convenci de que não teria sucesso em tentar mudar um pouco teu jeito de ser com relação a esta questão em particular. Entretanto, tenho absoluta certeza de que mais cedo ou mais tarde tudo dará certo pra vc, amigão.

Abraço e até a próxima!