terça-feira, 31 de março de 2009

O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks

Minha relação com Carl Barks começou na tenra infância, quando ele ainda era vivo. Um homem simples, de origem rural, conseguiu emprego como animador em desenhos da Disney. E após alguns anos nessa carreira, nos anos 40 surgiu a oportunidade dele trabalhar em casa. Como? Bolando e desenhando histórias para a revista Walt Disney Comics & Stories, que custava apenas 10 centavos de dólar na época. O protagonista deveria ser o Pato Donald, com aparições da Margarida e dos seus três sobrinhos (Huguinho, Zezinho e Luisinho) e de eventuais coadjuvantes, como a Vovó Donalda. Barks descobriu-se imensamente talentoso na criação de histórias cômicas de 10 páginas, sempre recorrendo aos temas: Donald pulando de emprego em emprego; sendo azarado perto do Gastão; disputando a Margarida com o Gastão; tendo que controlar as traquinagens dos três sobrinhos (e sua vontade de cabular aula); e, claro, brigando com o vizinho Silva. Já em meados dos anos 40 Barks estava estabelecido no mercado e suas revistas eram as mais vendidas do país.
E em 1947 ele adicionou a uma história do Donald um tio ranzinza e pão-duro que seus sobrinhos mal conheciam. Era a primeira aparição do Tio Patinhas, na super clássica história Natal nas Montanhas. Era um pato muito cruel e ainda com sua personalidade mal definida. Mas foi no ano seguinte que, com sua segunda aparição, ele começou a fazer sucesso. Se deu na clássica história O Segredo do Castelo, na qual Donald e os sobrinhos ajudam o tio a desvendar os mistérios do castelo de seus antepassados. Uma história repleta de suspense, horror e aventura, fugindo do tradicional padrão Disney.
Foi só em 1952 que Patinhas ganhou sua própria revista, dessa vez com histórias de cerca de 30 páginas, escritas e desenhadas por Barks. A maioria com participação de Donald e os sobrinhos. Inspirado nas revistas da National Geographic, Barks fez os patos viajarem mundo afora, buscando riquezas, desvendando mistérios e encarando aventuras. Barks também deu vida aos Escoteiros-Mirim, que eram uma nova faceta dos sobrinhos traquinas, agora dedicados e extremamente estudiosos. Esta faceta lhes seria muito útil nas aventuras com o tio rico, nas quais comumente salvaram o dia com o auxílio do indispensável Manual do Escoteiro-Mirim.
Barks criou ainda a Maga Patalógica, o Pão-Duro Mac Mônei, os Irmãos Metralha, dentre inúmeros outros coadjuvantes menores.

Com 3 anos eu tinha sido ensinado a ler pelo meu pai e ele me levou a uma banca de revistas e pediu que eu escolhesse algo. Não sabia o que estava fazendo, coitado. Hehehehe. Comecei aí e hoje, 23 anos depois, continuo adquirindo quadrinhos, numa coleção que, a essa altura, já deve ter passado das 1500. Mas então, fui descobrindo os patos da Disney, sobretudo o Tio Patinhas. Logo surgiu o desenho Ducktales, com inúmeras histórias que eu reconhecia das minhas revistas (mal sabia eu que se tratavam de histórias de Carl Barks) e com aqueles personagens que eu amava. Essa paixão durou alguns anos, depois acabei trocando a Disney por quadrinhos mais adultos, como os X-Men. Mas nunca deixei de apreciá-los. E eis que, há alguns anos, a Abril resolveu lançar toda a vasta bibliografia de Carl Barks, na ambiciosa obra que dá título a esse post. Claro, eu comprei as 41 edições divididas em 10 caixas, que adquiri durante cerca de 5 anos, com períodos de maior atividade e alguns de espera. São mais de 7000 páginas de quadrinhos. E hoje eu conheço toda a obra do mestre. Do maior fabricante de sonhos que o mundo já conheceu, responsável pela alegria da minha infância, e de tantas outras crianças. Eu sou quem sou graças a Carl Barks. Não é à toa que alguns anos depois virei fã de Indiana Jones (que possui inúmeras referência às histórias de Barks, do qual Spielberg e Lucas são fãs assumidos), e que sonhei durante muitos anos ser um arqueólogo, pois queria conhecer todas essas terras distantes citadas nas histórias e que permeavam os meus sonhos.

Bom, deixo-os com algumas fotos da minha coleção.





9 comentários:

alex marques disse...

Parabéns Elvis pela bela coleção! Deve ter dado uma trabalheira danada, mas é bem gratificante!

Confesso que na minha época de quadrinhos para crinaça enveredei palos caminhos mais leves da "Turma da Mônica". Adorava as aventuras de Chico Bento e seus colegas.. é tanto que foquei muito desapontado por não terem colocado o personagem nas novas avanturas da TMJ.

Gilvan me passou o um filme dos Ducktyales que provavelmente você o tenha passado pra ele!

Até mais e fica com Deus!

Elvis "Wolvie" disse...

Já eu em momento algum da minha vida gostei da Turma da Mônica. =O Que coisa, não? Li umas poucas histórias, mas comprava mais as revistas de passatempos porque gostava deles. =PPP Eram uns especiais de férias.

Não fui eu que passei Ducktales para Gilvan, só pra constar. Hehehehe.

Anônimo disse...

Elvis seus parágrafos são grandes demais, me dá preguiçar continuar lendo x_x. Já te ensinaram aquela história de: ao iniciar um assunto diferente faça em um parágrafo novo e eviste fazer com que um parágrafo tenha mais de cinco linhas seguidas? Você é tão meticuloso com escrita, então deve saber, nos textos em que é preciso se preocupar em não fazer o público cansar de ler, é uma dica útil.

Elvis "Wolvie" disse...

É verdade, Karen. Tenho a tendência de fazer parágrafos muito longos mesmo. =PPP
E me dá agonia fazê-los curtos. XD Eu os organizo de acordo com a mudança de assunto, apesar de não parecer. Mas é que me alongo demais nos temas, hehehehe. Sou prolixo.
Mas, poxa, 5 linhas é muito pouco, hehehehe. De qualquer forma, aprecio o conselho, procurarei observar esse aspecto mais atentamente.

alex marques disse...

Elvis.. tenho todos os episodios de Gossip Girl, estarei mandando eles para o Gilven essa semana, se vc não conseguir m efala que te mando junto com The Big Bang Theory!! Até que episódio vc já viu?!!! O Chuck Bass é o Cara!!

Elvis "Wolvie" disse...

Assisti até o 9, mas baixei até o 11. Bom, agradeço a oferta. Caso até acabar a temporada de TBBT eu não ache, aceitarei-a! =D

Mas eu não gosto do Chuck Bass. =PPP Na verdade, tenho dificuldades para gostar dos ricaços todos. Gosto mais do Rufus, do Dan e da Jenny, os Humphreys. Hehehehe. Mas também simpatizo com a Serena, estou começando a simpatizar com o Nate e com a Lily também. Veremos se aos poucos gostarei de todos!

Anônimo disse...

Na verdade eu falei errado, não é exatamente o conceito de assunto, mas sim de idéia. Se fosse por assunto, você poderia por tudo relacionado a ele na mesma linha, mas quando se tratam de idéias, acho que os verbos usados se referem sempre aos mesmos sujeitos introduzidos...

giovany benedito disse...

Olá Elvis parabens pela sua coleção. Estou começando a minha hoje. :P Cresci lendo essas histórias e tenho até alguns originais. Me dê um dica de sites, sebos e/ou pessoas que possam me vender exemplares aqui em São Paulo. Muito obrigado e parabéns.

Elvis "Wolvie" disse...

Poxa, Giovany, eu realmente não sei como lhe ajudar. Montei minha coleção nas bancas, edição a edição. O www.banca2000.com.br vende revistas novas, talvez tenha algumas edições por lá. E pesquisando "sebos quadrinhos" no Google talvez você ache algo legal. =) Pode tentar no Mercado Livre também, acho.

Boa sorte!